SMS implanta reestruturação da assistência farmacêutica

Arquivado em:
Publicado Quarta, 25 de Janeiro de 2012 às 10:56, por: CdB

Data de publicação: 25/01/2012 11:45

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Núcleo de Projetos Especiais está redimensionando as redes básicas tanto no que diz respeito aos profissionais quanto à área física. O projeto de reestruturação visa fazer um levantamento dos medicamentos e promover o abastecimento das unidades de saúde criando em cada distrito de 5 a 6 farmácias satélites.

Para a implantação foram capacitados 10 farmacêuticos da rede pelo Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Horus proposto pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), do Ministério da Saúde, que busca enxugar o quantitativo de medicamentos por meio de um melhor controle destes, levando os profissionais capacitados a atuarem como agentes multiplicadores.

Segundo a responsável pelo setor de Análises Clínica da Secretaria Municipal de Saúde, Magda Dantas, a implantação desse sistema visa principalmente um melhor atendimento à população além da diminuição de custos e otimização do serviço,

O projeto piloto já vem sendo implantado no Distrito Sul desde o início de dezembro do ano passado com visitação às unidades de saúde, mantendo diálogos com a população e com os diretores dos postos para ampliar um serviço de qualidade para os usuários. A implantação do projeto piloto deve ser concluída até março quando passará a ser implantado também nos outros distritos.

Histórico
Em setembro de 2010 deu – se o início a um estudo do redimensionamento da rede de farmácias básicas, onde aconteceram diversas reuniões para a apresentação do Plano de Reestruturação da Assistência Farmácia da SMS, farmacêuticos, gerentes de Distritos Sanitários e também uma audiência com o Ministério Público, representantes do Conselho de Farmácia, UFRN, tendo a participação da secretária municipal de saúde, Maria do Perpétuo do Socorro e os membros do Núcleo da Assistência Farmacêutica, responsável pelo projeto, essa reunião culminou na aprovação do Plano Municipal de Assistência da cidade de Natal, publicado no Diário Oficial.

Com a criação da comissão da reestruturação da Assistência Farmacêutica foi realizado um estudo das unidades de saúde que possuem farmácia dos cinco Distritos Sanitários.

O Distrito Sanitário Sul, na Unidade de Saúde de Pirangi, foi escolhido para a implantação do projeto piloto, porque é a região considerada mais estruturada, agilizando o andamento da implantação.

Para otimizar a implantação do projeto a SMS vai precisar do apoio da população, líderes comunitários e direção das unidades de saúde, para juntos contribuírem na realização desse projeto.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo