Semma encerra defeso da piracema

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Março de 2012 às 10:10, por: CdB
01/03/2012 - 16:08Semma encerra defeso da piracema

Encerrou no dia 28 de fevereiro o defeso da piracema, para a reprodução da fauna aquática da bacia hidrográfica do Rio Tocantins, que iniciou no dia 1º de novembro de 2011. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o saldo de apreensões de pescado e apetrechos de pesca foi cerca de 60% menor do que o verificado em 2010/2011, o que mostra maior conscientização dos pescadores, na garantia da reprodução dos peixes, o que é vital para manutenção da pesca na região.

Segundo Elivaldo Rodrigues Lima, coordenador da Piracema, neste período, os fiscais estiveram praticamente todos os dias nos rios e estradas da região, bem diferente das duas investidas semanais de anos anteriores. No entanto, foram apreendidas somente 6,50 toneladas de peixe, ou seja, 36% do volume confiscado no período anterior, que chegou a 18 toneladas. Este ano, foram incinerados 62,28 mil metros de rede de pesca, contra mais de 100 mil metros na piracema de 2010 para 2011.

Também, nesta piracema, a pedido dos gestores municipais, a fiscalização de Marabá estendeu-se por São João do Araguaia, Nova Ipixuna, Itupiranga e Jacundá. Além da apreensão de peixe e malhadeiras (redes), foram capturados 05 cascos de rabeta; três motores e 70 caixas térmicas (isopor).

Todo o pescado foi doado a instituições filantrópicas. As redes e isopor foram incinerados. Barcos e motores, passada a piracema, poderão ser devolvidos aos donos, mediante pagamento de multa.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo