Peregrinos desafiam homens-bomba e seguem para Kerbala

Arquivado em:
Publicado Quarta, 07 de Março de 2007 às 09:20, por: CdB

Milhares de peregrinos xiitas desafiaram atiradores e homens-bomba e seguiram para a cidade sagrada de Kerbala, nesta quarta-feira, um dia após dezenas de pessoas terem sido mortas em uma série de ataques.

Houve mais banho de sangue quando insurgentes armados emboscaram um grupo de peregrinos em Doura, no sul de Bagdá, na quarta-feira, matando sete e ferindo outros 23, disse uma fonte da polícia. Outro peregrino foi assassinado e três ficaram feridos por homens armados no centro de Bagdá.

O primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki lançou uma grande ofensiva no mês passado que obteve algum sucesso na redução de mortes por esquadrões, atribuídas a milícias xiitas.

Mas não houve uma diminuição nos ataques a bomba, muitos dos quais têm por alvo as comunidades xiitas, que dizem precisar das milícias para protegê-las dos insurgentes árabes sunitas.

Os dois ataques de quarta-feira, e outro tiroteio que feriu seis peregrinos em uma ponte em Bagdá, aconteceram depois que 140 peregrinos foram mortos em ataques a bomba e tiros na terça-feira.

Uma multidão de peregrinos saiu às ruas de Bagdá na quarta-feira, provocando congestionamentos enquanto seguiam a pé pelas principais estradas.

Massas de peregrinos xiitas seguem para Kerbala a pé ou de ônibus para comemorar o Arbain, o fim dos 40 dias de luto desde a Ashura, que marca a morte do neto do profeta Maomé em 680.

Kerbala, uma das cidades mais sagradas no Islã xiita, fica a 110 km ao sul de Bagdá. Hilla, cena dos ataques mais mortais de terça-feira, fica nas redondezas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo