Manifesto em defesa da criação de um Sindicato dos TNS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de novembro de 2012 as 09:40, por: cdb

MANIFESTO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DE UM SINDICATO NACIONAL DOS TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
As visões e perspectivas diferenciadas quanto às estratégias e ações políticas que, há anos, acompanham o Movimento dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior mobilizaram profissionais de diversas Universidades Federais a formar uma Comissão com o objetivo de avaliar a oportunidade de fundar, em âmbito nacional, o Sindicato de Técnicos de Nível Superior.

Em todas as partes do mundo, os trabalhadores repensam suas formas de organização. No Brasil, desde o restabelecimento do Estado democrático representativo, vive-se um momento importante de redefinições, em que se procura ampliar a autonomia dos trabalhadores e a liberdade sindical.

Dessa forma, um dos aspectos mais presentes no desenvolvimento das relações sociais é a dinâmica que se impõe a esse processo. As formas de representação não são estáticas e nem impermeáveis às transformações sociais e políticas. Portanto, os agentes políticos se movimentam e se organizam de acordo com o grau de desenvolvimento da sociedade. E a democratização, processo que tem avançado em nosso país, exige que todos os entes que querem se fazer representantes de categorias de trabalhadores aprofundem, cada vez mais, os processos de discussão e deliberação sobre novas formas e relações de trabalho.

No setor público, especialmente no ensino superior, esse é um desafio que se faz presente quando se busca a expansão das instituições públicas federais, quando se propõe a redefinição da carreira dos profissionais que nela atuam e, de forma mais ampla, quando se almeja a constituição de uma Negociação Coletiva mais representativa.

A questão da representação sindical passa inevitavelmente pela ampliação da democracia interna nesse movimento e, dessa forma, queremos introduzir no cenário nossa representatividade sindical específica, buscando ampliar o debate e tendo como foco principal a valorização de nossas funções.

Há muito evidencia-se a necessidade de uma nova organização para os Técnicos de Nível Superior das Universidades Federais. A criação da ATENS Nacional e o seu reconhecimento com a formação de Associações regionais são sinais evidentes da necessidade de uma mudança.

Em 2011, um novo caminho para a categoria foi proposto quando Técnicos de Instituições Federais de Ensino de todas as regiões do país deliberaram, em unanimidade, na plenária do I Congresso da ATENS Nacional, pela formação de uma nova entidade sindical, política e juridicamente legitimada.

Agora, devemos caminhar para a construção de um Sindicato que seja capaz de encampar as reivindicações da ampla maioria dos Técnicos, orgulhando-nos das lutas vitoriosas do passado, das quais muitos de nós participamos, mas, ao mesmo tempo, compreendendo que a sociedade muda, as bandeiras se atualizam e novas táticas precisam ser criadas.

Esta nova entidade sindical será interlocutora crítica, combativa, dinâmica e confiável, defendendo, por meio da apresentação e do debate de propostas concretas, os interesses efetivos da nossa categoria.

É necessária a consolidação de um Sindicato democrático, que rejeite práticas anacrônicas, como a tomada de decisões em assembleias manipuladas, e que incentive processos de deliberação representativos da vontade da maioria, com amplas e mais ágeis consultas.

Pelo exposto acima e pela valorização da Carreira dos Técnicos de Nível Superior das IFES, apresentamos este MANIFESTO para defender a fundação do SINDICATO NACIONAL dos TNS. O ATENS SINDICATO NACIONAL é o caminho que garantirá o exercício da democracia, o debate plural de opiniões e, acima de tudo, a representatividade verdadeira, da qual resultará a defesa das reivindicações da categoria dos Técnicos de Nível Superior das IFES.

É chegada a hora da mudança definitiva! Consolidar o ATENS Sindicato Nacional é olhar para o futuro!

Subscrevem este manifesto as seguintes entidades:
  ATENS NACIONAL ATENS-UFC                          COORDENAÇÃO FURG
ATENS-UFMG                         COORDENAÇÃO UFCG
ATENS-UFPA                         COORDENAÇÃO UFRGS
ATENS-UFRA                           COORDENAÇÃO UFSC
ATENS-UFRN                              COORDENAÇÃO UNB
ATENS-UFSM                    COORDENAÇÃO UNIPAMPA
ATENS-UFV                        COORDENAÇÃO UNIRIO
 

 

..