Israel prepara ação ‘de grande envergadura’ em Gaza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 14 de novembro de 2006 as 13:10, por: cdb

Chefe do serviço de segurança interior israelense (Shin Beth), Youval Diskin advertiu, nesta terça-feira, que uma “confrontação militar de grande envergadura” poderá ser necessária na Faixa de Gaza, segundo fontes parlamentares.

– Israel deve se preparar para uma confrontação militar de grande envergadura na Faixa de Gaza, caso os elementos moderados da Autoridade Palestina não se reforcem. Israel não tem boas opções em Gaza, só temos más opções e temos que escolher as menos ruins delas – declarou Diskin à comissão de Relações Exteriores e da Defesa da Knesset (parlamento).

Além disso, Diskin estimou que 30 toneladas de armas passaram como contrabando à Faixa de Gaza desde a retirada israelense desse território em agosto de 2005. A possibilidade de uma operação militar de envergadura na Faixa de Gaza é evocada regularmente pelos dirigentes israelenses em virtude dos tiros de foguetes e de informações sobre o reforço do armamento dos grupos palestinos.

Desde que um soldado israelense foi feito prisioneiro na fronteira com Faixa de Gaza, em 25 de junho, o exército multiplicou suas operações, matando pelo menos 300 palestinos, civis ou combatentes, mas evitou ocupar por longo tempo o território.