FHC diz que Lula “está de salto alto”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 17 de outubro de 2002 as 23:50, por: cdb

O presidente Fernando Henrique Cardoso respondeu com dureza, nesta quinta-feira, às críticas feitas pelo candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à política econômica do atual governo.

FHC disse, por intermédio do porta-voz Alexandre Parola, que “é muito ruim a atitude de colocar salto alto antes da hora, sobretudo ao falar de assuntos em relação aos quais não se tem domínio pleno”.

Após encontro com empresários do ABC paulista nesta manhã, Lula afirmara “que a política econômica do governo é “cega” e que tem “uma equipe econômica que não enxerga a produção como a única possibilidade de o Brasil sair dessa encalacrada que está metido”.

Lula disse, ainda que, “lamentavelmente, o país está subordinado à especulação”. Para o candidato do PT, somente a produção tirará o país da crise.

“O governo acaba de dar um presente aos brasileiros, que é o aumento dos juros de 18 para 21 por cento ao ano”, dissera Lula aos empresários ligados ao seu partido.

Fernando Henrique tem experiência para dar conselhos sobre os riscos do “salto alto”.

Em 1985, já dando como certa a vitória para a Prefeitura de São Paulo, chegou a sentar-se na cadeira do prefeito. Foi a primeira e única vez que o fez, já que acabou não conseguindo se eleger.