Chuvas vão minimizar seca no Sul

Arquivado em:
Publicado Quinta, 13 de Janeiro de 2005 às 10:23, por: CdB

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, anunciou que pode chover forte no Estado durante o sábado. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, a chuva pode amenizar os efeitos da estiagem que já fez 117 municípios gaúchos decretarem estado de emergência.

Segundo Nachtigall, na maioria das localidades os volumes acumulados devem variar entre 10 e 30 milímetros, mas alguns pontos podem registrar mais de cinqüenta milímetros de precipitação.
A Climatologia de São Leopoldo adverte que a chuva será antecedida por muito calor nesta quinta-feira e amanhã com temperaturas à tarde entre 38 e 40 graus no centro e oeste do Estado.

No sábado, há ainda o risco de temporais com rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall antecipa que o tempo deve seguir instável na metade norte gaúcha no domingo e no decorrer da primeira metade da próxima semana, quando pode novamente chover forte.

Estiagem

Cento e dezessete municípios já decretaram estado de emergência em função da falta de chuvas. Hoje a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) pretende vistoriar todas as propriedades rurais atingidas pela seca no Rio Grande do Sul para orientar os agricultores quanto aos recursos do seguro-agrícola.

As lavouras de soja e milho são as mais atingidas e cerca de 3,5 mil produtores do interior gaúcho já solicitaram o recurso. Ontem, os representantes do setor agrícola do Estado decidiram enviar um documento ao governo estadual solicitando a decretação da situação de emergência em todo o Rio Grande do Sul.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo