Candidatos à presidência da Câmara defendem independência da Casa

Arquivado em:
Publicado Quinta, 10 de Fevereiro de 2005 às 10:23, por: CdB

Em debate na rádio CBN, nesta quinta-feira, os deputados Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), Virgílio Guimarães (PT-MG) e José Carlos Aleluia (PFL-BA), candidatos à presidência da Câmara, mais independência da Câmara em relação ao Executivo.

Greenhalgh disse que a Casa precisa construir uma pauta própria para que a "sociedade tenha uma maior participação no Poder Legislativo". Virgílio lembrou que a própria Constituição garante a independência, desde que haja "harmonia" entre os poderes. Os outros candidatos concordam.

Os deputados divergiram nas opiniões sobre a equiparação dos salários dos deputados com os rendimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Greenhalgh avalia que a questão deve ser "discutida com transparência pelo plenário" e não ser colocada "nos ombros do presidente da Câmara".

Virgílio disse que a Câmara "gasta muito e gasta mal" e propôs uma reforma administrativa para que ela seja mais "eficiente e voltada às atividades fins". Aleluia disse ser contra o aumento salarial porque o tema não faz parte da agenda do país. 

- Temos é que melhorar a imagem dos deputados e cortar despesas, porque a sociedade não agüenta mais pagar impostos - afirmou.

A eleição para a Câmara dos Deputados acontece no dia 14 de fevereiro, em Brasília.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo