Zoo de Brasília passa por reformas para atrair visitantes

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Março de 2012 às 11:56, por: CdB

Entre as novidades, parques infantis foram revitalizados e duas praças estão sendo construídas

Ailane Silva, da Agência Brasília

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZBB) lança, até o fim deste mês, o edital de concorrência para exploração das quatro lanchonetes do local. A concepção de cada uma das unidades deverá seguir conceitos de sustentabilidade, com fossas e tijolos ecológicos, além de estruturas em madeiras de eucalipto tratado.
 
A licitação é uma das várias iniciativas em andamento para atrair os visitantes ao ponto turístico. “O pacote de obras inclui reforma nos recintos dos animais, troca do sistema de captação de esgoto, reparos dos banheiros e modernização da portaria com catracas”, destacou o diretor da FJZBB, José Belarmino. 
 
O Jardim Zoológico abrange uma área de 689,75 hectares, mas somente 139 deles são reservados para visitação. No espaço estão distribuídos mais de 1.100 animais, aproximadamente 30 espécies de borboletas e uma extensa vegetação.
 
Praticamente toda a área de visitação do Zoo tem sido submetida a reparos. Até agora, houve a reforma de quase 40 recintos dos blocos dos Pequenos Primatas, dos Pequenos Carnívoros, da Galeria África e da Central das Aves.  Os quatro parques infantis foram revitalizados e duas praças estão sendo construídas. Uma delas fica perto da Administração do Zôo e a outra próxima ao Teatro de Arena. Elas terão parques infantis e bancos.
 
Os quatro banheiros também passam pela reestruturação. “Eles eram velhos e possuíam um sistema de captação de esgoto chamado fossa negra, que contamina o solo. Além do novo sistema de captação que está sendo implantado, vamos construir fraldários e banheiros para a família”, explicou o chefe da Unidade de Programas e Projetos, Raimundo Pereira. Ele acrescentou que o novo sistema de captação de esgoto, batizado de ecofossa, permitirá a purificação da água do esgoto e a reutilização dela para irrigar as áreas verdes do parque.
 
Pereira esclareceu ainda que a reforma da portaria do ponto turístico inclui a modernização do sistema de bilhetagem. “Os visitantes utilizarão cartões que permitirão sua entrada”, explicou ele.
 
Fazendinha - Além do pacote de obras e reformas, o Jardim Zoológico de Brasília prepara novidades. Uma delas é o Fazendinha, centro para capacitação em técnicas agropecuárias. No local, será desenvolvido um projeto de compostagem de resíduos sólidos. Trata-se de um processo biológico em que os micro- organismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, em material semelhante ao solo e que pode ser utilizado como adubo. Na Fazendinha também haverá uma estufa para o cultivo de hortaliças e frutas e nela serão criados animais domésticos, como ovinos, suínos e aves, entre outros.

Programa para toda a família - Na área disponível para visitação do Zoológico de Brasília, é possível encontrar diversas espécies de aves, mamíferos e répteis. Estão entre eles girafas, hipopótamos, elefantes, jacarés, tigres, leões, ariranhas e aves de várias espécies.
Os visitantes podem ainda participar de vários projetos de entretenimento que envolvem a educação ambiental. “Nós temos programas de educação ambiental destinados aos alunos, às pessoas com deficiência e à comunidade em geral”, explica o superintendente de Educação e Lazer da unidade, Marco Antônio de Castro.
 
Projetos
Zoo Vai à Escola –Funcionários do Zoo vão até as escolas para ministrar palestras e desenvolver diversas atividades, de acordo com a faixa etária, com foco na educação ambiental.
 
Zoo Camping – Por meio de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), atende a alunos carentes e os auxilia no acampamento realizado no Zoo. Em breve serão feitas novas parcerias com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com a Polícia Militar e grupo de escoteiros para ampliar o número de atendimentos.
 
Zoo Noturno – Um dos mais procurados. Atende escolas e público em geral. O passeio é realizado à noite, de 19h as 22h, para observação dos animais crepusculares, aqueles que possuem hábitos noturnos, como a coruja, o porco espinho e o ouriço.
 
Visitas Monitoradas – As escolas ou grupos podem visitar o Zoo e receber orientação monitorada de determinado espaço ou tema.
Colônia de Féria – É realizado durante as férias escolares. As crianças participam por uma semana de diversas atividades.
 
Zoo Especial – Destinado a idosos e pessoas com deficiência, especialmente as cadeirantes. A visita é monitorada e realizada em locais que oferecem acessibilidade.
 
Zoo Toque - Permite às crianças com deficiência visual tocarem os animais. Durante o passeio, as crianças tocam nos animais taxidermizados do Museu e em bichos vivos, adestrados para essa atividade.
 
Zoo Capoeira – É promovido no espaço Onça/ Tigre uma vez por mês. O público pode assistir aos encontros dos capoeiristas e a apresentação da dança.
 
Zoo Ciência – É direcionado aos alunos destaque das escolas de ensino médio. Os estudantes estudam sobre a micro-flora e a micro-fauna em uma sala que dispõe de equipamentos como computadores, microscópios e lupas.
 
Serviço
Jardim Zoológico de Brasília
Funcionamento: Terça a domingo
Entrada: R$ 2 por pessoa (exceto acima de 60 anos, menores de 10 e pessoas com deficiência)
Endereço: Avenida das Nações, Via L4 Sul -Brasília - DF
Telefone: (61) 3445-7000.

 

 

Foto: Hmenon Oliveira

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo