Yanukovich vence eleição ucraniana, mostra apuração final

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 as 09:56, por: cdb

O líder da oposição da Ucrânia, Viktor Yanukovich, venceu as eleições ucranianas com 48,95% dos votos, enquanto sua rival Yulia Tymoshenko ficou com 45,47%, mostraram resultados obtidos após a apuração de 100% dos votos.

Yanukovich já declarou vitória. A Comissão Central Eleitoral, que anunciou os resultados nesta quarta-feira, deve anunciar o resultado das eleições oficialmente no dia 17 de fevereiro.

Yulia Tymoshenko, candidata derrotada nas eleições ucranianas de domingo, “jamais” aceitará a legitimidade do vencedor Viktor Yanukovich como presidente do país, disse ela segundo um jornal local nesta terça-feira.

– Eu nunca reconhecerei a legitimidade da vitória de Yanukovich em tais eleições – disse a candidata derrotada e atual primeira-ministra segundo o jornal Ukrainska Pravda, em uma reunião com seu partido no fim da tarde de segunda-feira.

Tymoshenko instruiu seus advogados a se prepararem para contestar os resultados eleitorais no tribunal, segundo o site do jornal na Internet. Ela também sugeriu uma terceira rodada de votações, acrescentou o jornal.