Yahoo! rejeita oferta bilionária da Microsoft

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008 as 15:47, por: cdb

O portal de internet Yahoo informou que seu conselho rejeitou formalmente a oferta de US$ 31 por ação, o equivale a cerca de US$ 45 bilhões, que recebeu da Microsoft na semana passada. A portal já havia qualificado a proposta como “inadequada”.

A companhia disse que “o conselho revisou atentamente a oferta não-solicitada que recebeu da Microsoft com a administração do Yahoo e com consultores legais e financeiros. Depois disso, concluiu de modo unânime que a proposta não atende aos interesses do Yahoo nem de seus acionistas”.

O Yahoo afirmou que a oferta atual da Microsoft subestima a companhia que possui uma marca global, audiência de quase 500 milhões de usuários e investimentos que criaram uma robusta plataforma de publicidade on-line. A oferta, continuou, também não leva em consideração perspectivas de crescimento ou investimentos significativos que incluem participação na companhia chinesa de comércio eletrônico Alibaba.com.

Apesar da recusa, o Yahoo deixou a porta aberta para uma oferta de aquisição, pelo menos retoricamente, ao afirmar que seu conselho “continuará avaliando todas as opções estratégicas no contexto do rápido desenvolvimento do ambiente industrial”. Além disso, a empresa afirmou: “continuamos comprometidos com a busca de iniciativas que maximize valor para nossos acionistas”. A rejeição à oferta foi antecipada no sábado pelo Wall Street Journal.

De acordo com a imprensa internacional, Jerry Yang, diretor-executivo do Yahoo, afirmou a seus funcionários na semana passada que a companhia examinaria maneiras de evitar que a Microsoft assumisse o comando da companhia.