Xiitas acompanham funeral de aiatolá em Bagdá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 31 de agosto de 2003 as 10:14, por: cdb

Milhares de xiitas saíram neste domingo às ruas em Bagdá para acompanhar o funeral do aiatolá Baqer Al-Hakim, morto na última sexta-feira junto com mais de 80 pessoas em um atentado em Najaf e cujo corpo foi levado para a capital iraquiana.

Os participantes se reuniram no bairro xiita de Qadhimiya, onde exibiram cartazes nos quais se exigia vingança pela morte de Al-Hakim, o líder máximo da comunidade xiita e líder da Assembléia Suprema da Revolução Islâmica no Iraque (ASRII).

Segundo fontes xiitas, Al-Hakim será transferido amanhã para a cidade santa de Karbala, antes de ser enterrado na terça-feira em Najaf, cerca de 190 quilômetros ao sul da capital.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado, que aconteceu em frente ao santuário do Imã Ali, primo e genro do profeta Maomé.

As tropas dos Estados Unidos e a polícia iraquiana anunciaram a detenção de três pessoas supostamente relacionadas ao atentado.

Fontes do Conselho de Governo provisório do Iraque garantiram, porém, que os detidos são quatro – dois iraquianos e dois sauditas -, que podem ter relação com a rede terrorista Al Qaeda, de Osama Bien Laden.