Xerox vende fábricas no mundo inteiro para a Flextronics

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de outubro de 2001 as 16:51, por: cdb

A Xerox anunciou uma medida radical para dar continuidade aos planos de cortar despesas e aumentar sua produtividade. A fabricante fechou um acordo com a Flextronics envolvendo a venda de uma série de fábricas no mundo – o que inclui a unidade brasileirana cidade de Resende, RJ – para a Flextronics.

O acordo inclui o pagamento de US$ 220 milhões à Xerox, além do repasse de parte das dívidas da companhia, envolvendo ainda venda de estoque, propriedade e equipamentos e um contrato de cinco anos com a Flextronics para a produção de determinados componentes e produtos de escritório que levam a marca Xerox.

O acordo prevê ainda que a Xerox vai vender as operações de manufatura para a Flextronics, incluindo maquinário e estoque nas fábricas de Resende, no Brasil; Toronto, no Canadá; Aguas Calientes, México; e Penang, na Malásia. Segundo as duas companhias, cerca de 3.650 funcionários atuais da Xerox nessas operações serão absorvidos pela Flextronics.

A Xerox divulgou ainda que – até o final do segundo trimestre de 2002 – vai parar a produção de placas de circuito impresso na fábrica de El Segundo, na Califórnia, além da unidade de atendimento ao cliente em Utica, N.Y. A primeira tem 425 funcionários, e a segunda, 265. A produção, segundo as companhias, será repassada para as fábricas mundiais da Flextronics.

O acordo envolve também a venda de determinadas operações da Xerox na Europa, incluindo a unidade fabril em Venray, Holanda, e Mitcheldean, Inglaterra. Ambas as companhias acreditam que a primeira fase desta operação, que envolve o fechamento de fábrica e a venda de determinados bens, deverá ocorrer durante o final do ano. O início da fabricação dos produtos Xerox por parte da Flextronics se dará no primeiro semestre de 2002.

Segundo as duas empresas, o acordo representará um gasto adicional de manufatura de US$ 1 bilhão anuais para Flextronics – ou cerca de 50% das operações fabris da Xerox.