Xandy Negrão é pole no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 25 de maio de 2003 as 00:01, por: cdb

Vizinhos de boxe e protagonistas da polêmica que se instalou em Jacarepaguá neste fim de semana, Xandy Negrão (Medley) e David Muffato (Repsol) dividirão a primeira fila do grid da quarta etapa da Stock Car V8. Xandy cravou a pole com um tempo apenas seis milésimos de segundo melhor que o do paranaense, vice-líder da classificação.

O treino classificatório, aliás, foi bom para as pretensões de Muffato ao título, já que ele levou boa vantagem sobre o líder Ingo Hoffmann (Filipaper) e Cacá Bueno (Petrobras), o terceiro na tabela de pontos. A prova começará às 13 horas deste domingo.

Na sexta-feira, Muffato acusou a equipe de Negrão de ter burlado o regulamento e treinado durante dois dias em Brasília no início da semana já com os pneus italianos que estão estreando a partir desta etapa.

– Nunca fiz uma volta com tanta raiva. Ela foi perfeita, e só sinto não ter conquistado a pole. Mas, como eles levaram vantagem por terem chegado aqui já com conhecimento sobre esses pneus, não deixou de ser um ótimo resultado. Principalmente levando em conta a luta pelo campeonato.

A Equipe Medley se defendeu alegando que o carro utilizado em Brasília não era o da categoria.

Com a ameaça de chuva, a direção de prova determinou que a tomada classificatória fosse realizada coletivamente, e não em grupos de quatro carros como determina o regulamento. Apesar da dificuldade com o acerto durante os treinos livres, Muffato reagiu e foi o único a desafiar o domínio do time do carioca Andreas Mattheis.

– Eu poderia ter arriscado uma volta a mais, mas preferi poupar esse jogo de pneus para amanhã. Meu carro está bem regulado para o ritmo de corrida – garante Muffato. Seu companheiro Raul Boesel enfrentou problemas com um carro que vem sistematicamente se recusando a aceitar as mudanças de acerto e vai largar apenas nas posições intermediárias.

Se o retrospecto influenciar no resultado da corrida, Muffato pode se dar bem. Nas vitórias em Campo Grande e São Paulo, ele largou na segunda colocação.

Os melhores do treino classificatório da Stock Car V8 em Jacarepaguá:

1 – Xandy Negrão (Medley), 1min56s770 (152,084 km/h)

2 – David Muffato (Repsol), 1min56s776

3 – Guto Negrão (Medley), 1min56s803

4 – Duda Pamplona (AGIP), 1min57s052

5 – Pedro Gomes (Luftal), 1min57s123

6 – Sandro Tannuri (Filipaper), 1min57s159

7 – Cacá Bueno (Petrobras), 1min57s191

8 – Carlos Alves (Delphi), 1min57s222

9 – André Bragantini (Golden Cross), 1min57s348

10 – Ingo Hoffmann (Filipaper), 1min57s507