Workshop mostra que consumo moderado de café é benéfico à saúde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 10 de maio de 2003 as 18:55, por: cdb

O Workshop Internacional de Café e Saúde será realizado na próxima segunda, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, em Porto Seguro (BA).

Durante o evento serão ministradas nove palestras e o tema de três delas será mostrar os benefícios do café para a saúde humana e derrubar antigos preconceitos em torno da bebida.

E para derrubar esses mitos existem várias pesquisas científicas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão que apontam as positivas conseqüências do consumo moderado do café.

As pesquisam apontam que esse consumo moderado (três ou quatro xícaras diárias ou até 500 mg/dia) estimula o bom humor e previne males como depressão e suas conseqüências, tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas e suicídios, enfarto do miorcárdio, câncer do cólon, problemas respiratórios, e ainda doenças degenerativas como Mal de Parkinson.

Além disso, os estudos ainda revelam que o café age beneficamente sobre o sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória, estimulando as faculdades intelectuais e o aprendizado.

O cardiologista Mário Maranhão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o médico Darcy Lima, coordenador de pesquisas médicas do Núcleo Café e Saúde e o pesquisador Luiz Trugo, coordenador de pesquisas do laboratório Nucleo Café e Saúde, participam dos debates.

Também está sendo realizado em Porto Seguro (BA), o 3º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que começa nesta domingo e vai até quarta-feira, dia 14.