Westlife chega ao topo da 1ª parada de downloads

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 2 de setembro de 2004 as 08:35, por: cdb

Um relançamento da boyband irlandesa Westlife – a canção Flying Without Wings – chegou ao primeiro lugar da parada britânica de downloads, inaugurada nesta quarta-feira.

O Westlife superou bandas de sucesso na Grã-Bretanha, como Sugababes, Muse, Faithless, Jet, Goldie Lookin’ Chain e Snow Patrol, que haviam lançado novos singles uma semana antes da inauguração da nova parada, na expectativa de ficar entre as dez mais.

A Rádio 1 da BBC vai divulgar semanalmente a lista das músicas que tiveram mais downloads dos sites que permitem baixar músicas legalmente.

Entre os principais serviços da Internet que permitem baixar arquivos musicais estão iTunes, OD2, mycokemusic.com e Napster.

Substituição

Alguns acreditam que a parada irá substituir a tradicional parada britânica de singles, compostas pelos 40 compactos mais vendidos nas lojas da Grã-Bretanha.

Representantes da indústria fonográfica esperam que a nova parada modifique os hábitos de consumo musical dos britânicos.

O DJ Scott Mills, da Rádio 5 da BBC, diz que ouvintes na faixa dos 15 aos 24 anos e que gostam de bandas que costumam se destacar na parada de singles – como Starsailor e e Snow Patrol – usam computadores regularmente.

“O ato de baixar músicas não é algo incomum para essas pessoas. É apenas uma outra maneira de comprar música”, afirma Mills.

No domingo, foi inaugurada ainda uma outra parada de downloads para rivalizar com a que foi lançada nesta quarta-feira.

Quem está por trás da parada alternativa é o serviço Napster.