Walter Pinheiro comemora índices relativos ao emprego 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de agosto de 2011 as 16:31, por: cdb

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) comemorou os índices relativos ao mercado de trabalho divulgados nesta quinta-feira (25) pelo IBGE. A Pesquisa Mensal de Emprego, realizada em seis regiões metropolitanas pelo instituto, mostra recuo na taxa de desemprego e aumento da renda média em julho com relação ao mês anterior.

– A pesquisa nas principais capitais, entre elas a minha gloriosa terra, Salvador, aponta que, no mês de julho, a taxa de desemprego foi de 6%, a mais baixa desde o início da série histórica elaborada pelo IBGE – informou ao Plenário o senador, que considera a marca significativa, especialmente em meio ao período de crise pelo qual passam vários países do mundo.

Em junho, a taxa de desemprego foi de 6,2%. Com relação à renda média mensal, o valor registrado em julho foi de R$ 1.612,90, aumento de 2,2% com relação a junho, quando a renda registrada foi de R$ 1.577,89. Para o senador, os bons números poderiam servir de estímulo para que o Banco Central baixasse a taxa de juros.

– O dado do IBGE nos traz a certeza de que a [medida] “macroprudencial” adotada no início do ano, tendo que elevar a taxa de juros precisa, agora, ser uma “macroatitude” de baixar a taxa de juros porque a economia responde desse jeito – defendeu o senador.

Walter Pinheiro citou discursos recentes do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) sobre a necessidade de baixar a taxa Selic para evitar a entrada de capital de especulação no país. Para o senador, o país não pode ser mais um “oásis da especulação” para países ricos.

– Por isso quero insistir: a redução da taxa de juros e o estimulo à produção neste país servirão de atrativo para dizer: venham para cá para investir na produção e não na especulação.

Da Redação / Agência Senado