Vulcão Santa Helena pode entrar em erupção em 24h

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 3 de outubro de 2004 as 15:05, por: cdb

Cientistas americanos detectaram um novo tremor no vulcão de Santa Helena na manhã deste domingo, logo depois que o governo elevou o sinal de alerta de atividade vulcânica para o nível 3, o mais alto na indicação de risco de erupção.

Segundo a edição eletrônica a CNN deste domingo, moradores e curiosos foram retirados da área. O tremor deste domingo durou 25 minutos. No sábado, os tremores aconteceram por 50 minutos, contou o cientista Jeff Wynn.

– As explosões ainda estão acontecendo e o vulcão poderá entrar novamente em erupção – alertou.

Cientistas esperam que a iminete erupção seja muito menor que a ocorrida em 18 de maio de 1980, quando 57 pessoas fora mortas e boa parte do Nordeste da região foi coberta com cinzas. Mas os tremores e o vapor detectados desde que as atividades do vulcão foram percebidas, no dia 23 de setembro, apontaram para uma energia sísmica maior que a de 1980.

Para o geólogo Tom Pierson, uma nova erupção pode acontecer nos próximas 24 horas. Na sexta-feira, o Santa Helena expeliu muita fumaça e milhares de cinzas. No sábado, o vulcão soprou uma nuvem branca seguida por poeira por sua cratera. Um tremor que veio em seguida motivou a elevação do alerta pelo governo.

Policiais evacuaram o prédio que abriga Observatório Johnston Ridge, localizado a cinco milhas do vulcão. O local foi alvo de curiosos que foram para a edificação assim que ficaram sabendo da erupção.

A população espalhou tendas e barracas em torno da estrada localizada perto do vulcão para ver o que aconteceria.