Vox Populi coloca Lula a um passo do Planalto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de setembro de 2002 as 13:46, por: cdb

A nova pesquisa do Instituto do Vox Populi, mostra que o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 42% das intenções de voto. José Serra (Grande Aliança PSDB-PMDB) é o segundo colocado, com 17%, dois pontos a menos que a pesquisa anterior. Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, aparece com 15%, também com dois pontos a menos do que no levantamento anterior.

Como a margem de erro é de 1,9 ponto percentual, Ciro está tecnicamente empatado com Serra, mas também com Garotinho (PSB), que mantém 12%. O candidato do PSTU, José Maria de Almeida, tem 1%.

Ainda na pesquisa do Vox Populi, que foi encomendada pelo jornal Correio Braziliense e publicada na edição de hoje do jornal, Lula ganhou mais espaço sobre os adversários. Na semana passada, ele tinha nove pontos a menos que a soma dos concorrentes. Agora, a distância para uma vitória de Lula já no primeiro turno caiu para apenas três pontos percentuais (42 de Lula a 45 da soma de seus concorrentes).

Nas simulações de segundo turno, Lula tem 53% contra 31% de Serra; 55% contra 28% de Ciro e 54% contra 27% de Garotinho.

As tendências apontadas pela nova rodada do Vox Populi são muito próximas daquelas mostradas pela mais recente rodada do Ibope, divulgada ontem no Jornal Nacional da Rede Globo. Veja a notícia sobre a pesquisa Ibope.

Nova pesquisa de intenção de votos contratada junto ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) poderá ser divulgada na sexta-feira. A pesquisa já está em andamento.