Volume de crédito na economia cai pela primeira vez desde fevereiro de 2009

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 13:17, por: cdb

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O volume total de crédito do sistema financeiro caiu pela primeira vez em três anos. Segundo dados divulgados há pouco pelo Banco Central (BC), as operações de crédito somaram R$ 2,026 trilhão em janeiro, queda de 0,2% em relação a dezembro.

De acordo com o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, foi a primeira vez desde fevereiro de 2009 que o volume de crédito apresentou queda em relação ao mês anterior. Na relação com o Produto Interno Bruto (PIB), soma de tudo o que a economia produz, o crédito caiu de 49,1% em dezembro para 48,8% no mês passado.

De acordo com Maciel, a queda em janeiro foi puxada pelos empréstimos e financiamentos às empresas. A queda de 7,3% do dólar no mês passado, ressaltou, também interferiu no saldo das operações associadas a moedas estrangeiras. Ele explicou que a queda foi sazonal e reflete a moderação do crédito normal no início do ano.

“É normal uma acomodação do crédito nesta época do ano, mas, este ano, a moderação veio um pouco mais significativa”, declarou. Ele disse que o BC espera que o estoque de crédito volte a crescer em fevereiro. “Foi uma variação pontual, que não deve ser observada nos próximos meses.”

Maciel manteve a estimativa de crescimento de 15% do volume de crédito em 2012, mas informou que o BC revisará a projeção no próximo mês. Segundo ele, os empréstimos e financiamentos devem encerrar o ano em 51% do PIB.

Edição: Vinicius Doria