Volta às aulas do vinho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 31 de janeiro de 2008 as 17:45, por: cdb
Atualizado em 14/11/16 19:57

Em março a Escola de Gastronomia UCS-ICIF vai dar início ao curso de Sommelier Internacional FISAR com patrocínio da La Scolca. O curso tem a finalidade de permitir a qualificação nas técnicas de degustação e harmonização com vistas ao exame para obtenção do diploma de Sommelier FISAR, com reconhecimento do governo italiano. O curso pretende atender um público formado por enólogos, maitres, garços, enófilos, empresários do setor vinícola e da gastronomia, ex-alunos dos cursos de chef de cozinha, master em gastronomia italiana e de degustação de vinhos da Escola de Gastronomia UCS-ICIF. 

Vinte e quatro alunos terão a oportunidade de ter aulas ministradas pelo instrutor será Roberto Rabachino sommelier, jornalista e diretor de importantes órgãos europeus voltados à gastronomia e a enologia, além de ser o diretor institucional do jornalismo italiano especializado em enogastronomia, através da Associação de Imprensa Agroalimentar da Itália.

Em 1992 e 1996 foi campeão mundial em Sommelierie da International Wine Federation e, em 2005, o seu último livro Vocabolario del Vino foi premiado como o melhor livro do setor pelo “Libri da Gustare – Italia 2005”. Há cerca de nove anos, Dr Rabachino é o Diretor Nacional dos Cursos de Formação Profissional da FISAR – Federação Italiana de Sommeliers presentes nos hotéis e restaurantes da Itália. A FISAR é uma associação com reconhecimento jurídico pela lei italiana, que surgiu em 1972, na cidade de Pisa (Toscana). Atualmente, conta com 72 delegações nacionais e estrangeiras, 46.000 afiliados entre sommeliers profissionais.

Ao final do curso o aluno aprovado receberá certificação Internacional UCS/ICIF e Certificação da FISAR – Itália. Mais informações sobre inscrição, localização e investimento pelo site http://www.ucs.br/ucs/extensao/escolagastronomia/cursos/44/apresentacao.

A sommelier Cátia de Melo Silva, formada pelo curso, é um dos bons exemplos do sucesso do projeto.

Catia de Melo Silva
Membro da Association de La Sommellerie Internationale – ASI
catiademelosilva@globo.com