Volkswagen pode cancelar 186 demissões no ABC

Arquivado em:
Publicado Quinta, 24 de Maio de 2007 às 16:48, por: CdB

Um acordo firmado entre a Volkswagen e o Sindicato dos Metalúrgicos prevê o cancelamento das 186 demissões na unidade de São Bernardo do Campo (SP) previstas até julho deste ano. A proposta, confirmada pela empresa e apresentada após negociação entre a montadora e a entidade, ainda precisa ser aprovada pelos funcionários em assembléia.

Os cortes estavam previstos desde o ano passado quando, durante um processo de reestruturação mundial, a Volkswagen ameaçou fechar a fábrica de São Bernardo. Depois de uma longa e difícil negociação, ficou acertado que a reestruturação na região começaria em setembro de 2006.

Na primeira fase, estavam programados 1300 desligamentos: 1113 trabalhadores aderiram a um programa de demissão voluntária e outros 245 seriam indicados pela empresa. Deste último número, 59 foram desligados. Faltavam 186 funcionários. Caso a proposta seja aprovada na assembléia do Sindicato, eles devem permanecer na fábrica.

Além do cancelamento nos cortes, a proposta prevê ainda que os funcionários farão horas extras em 19 sábados em 2007 e em 24 sábados em 2008 com adicional de 75%. A CLT, lei que rege as relações trabalhistas no Brasil, prevê que o adicional em casos de horas extras nos finais de semana seja de 100%.

Dessa forma as demais fases de reestruturação programadas pela empresa ficarão suspensas enquanto a fábrica estiver operando com regime de sábado com hora extra.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo