Vôlei de praia: Érica Freitas é principal aposta mineira em Uberaba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 9 de março de 2010 as 12:39, por: cdb

A atleta Érica Freitas, representante de Minas Gerais no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, viverá um momento especial nesta semana. Érica é a maior aposta do Estado na etapa de Uberaba, Minas Gerais, da competição (quarta da temporada 2010) que começa na próxima quinta-feira. A arena de jogos foi montada no Parque Fernando Costa-Associação Brasileira de Criadores de Zebu e a entrada será gratuita nos quatro dias da competição, que se estenderá até domingo.

Natural de Pará de Minas (MG), Érica vive momento de ascensão no Circuito Banco do Brasil. Na temporada passada, quando formava dupla com Cida (SE), chegou a ocupar a sexta colocação no ranking nacional.

– É um grande orgulho representar um Estado tão tradicional no vôlei como Minas Gerais no Circuito Banco do Brasil. É sempre muito gostoso jogar etapas no Estado. Torço que a chegada desta competição a Uberaba estimule mais jovens a jogarem vôlei de praia – diz a atleta, que também é professora de Educação Física e mantém um Centro de Treinamento em Barbarcena (MG), onde mora.

Em 2009, Érica aposta alto na parceria com a alagoana Neide. Em três etapas, foram dois nonos lugares, em Caxias do Sul (RS) e São José dos Campos (SP), e um quarto lugar, em Balneário Camboriú (SC).

– Como treino em Barbacena (MG) e a Neide no Rio de Janeiro (RJ), estamos nos descobrindo a cada etapa. Para acelerar este processo, treino com homens, que durante os treinamentos tentam simular o estilo de jogo dela. Não é o ideal, mas como neste período do ano temos muitos torneios próximos, o entrosamento vem mais fácil. Tivemos uma boa resposta nas primeira etapas e estamos animadas para seguir lutando por bons resultados – finaliza Érica.

O torneio em Uberaba começará na quinta-feira, com o qualifying, onde 40 duplas masculinas e 28 parcerias femininas disputarão oito vagas em cada naipe. Os times que levarem a melhor se juntarão a outros 16 masculinos e 16 femininos na disputa do torneio principal, que começa na  sexta-feira.
 
Neste dia, cada dupla jogará duas vezes e as 18 melhores em cada naipe seguirão na competição, disputando no sábado a fase eliminatória, composta por repescagem, oitavas-de-final, quartas-de-final e semifinal. No domingo serão realizadas as finais e disputas de terceiro lugar masculinas e femininas.

A etapa mineira do Circuito Banco do Brasil contará com transmissão pela internet. Todos os jogos realizados na quadra central entre sexta-feira e domingo serão transmitidos ao vivo pelo site da CBV, através do link.

Érica e Neide, que ocupam o 12° lugar no ranking, estão garantidas no torneio principal e só estreiam na sexta-feira, assim como Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Vivian/Bárbara Seixas (PA/RJ), Ângela/Val (DF/RJ), Lili/Luana (ES), Cris/Andrezza (SP/AM), Maria Clara/Carolina (RJ), Sandra Mathias/Elaine (RJ/PE), Taiana/Thati (CE/PB), Ágatha/Raquel (PR/PA), Tatiana/Priscilla Lima (RS/RJ), Izabel/Luiza Amélia (PA/CE), Shaylyn/Elize Maia (CE/ES), Fabí/Julia Schmidt (PB/ES) e Ludmila/Giulia (MG), dupla indicada pela Federação Mineira.

No masculino, iniciam as disputas na fase principal Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ), Márcio/Fábio Luiz (CE/ES), Alison/Ferramenta (ES/RJ), Bruno Schmidt/Benjamin (DF/MS), Pedro Solberg/Ricardo (RJ/BA), Billy/Harley (ES/DF), Rodrigo Saunders/Hevaldo (CE), Juca/Zé Írio (BA/MS), Renatão/Jorge (PB), Bruno/Magalhães (AM/ES), Oscar/Lipe (RJ/CE), Thomaz/Luizão (PA/AM), Tiago/Ricardo Brandão (BA/PA), Xuxo/Moisés (SP/BA) e Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), além da dupla inscrita pela federação local, Richards/Pezão (MG).