Viva Rio convoca população para a caminhada 'Brasil Sem Armas'

Arquivado em:
Publicado Quinta, 11 de Setembro de 2003 às 09:40, por: CdB

O Viva Rio está organizando a caminhada "Brasil Sem Armas" que acontecerá no dia 14 de setembro na orla de Copacabana e pretende reunir neste ato organizações não governamentais, instituições, associações, governantes, parlamentares, líderes religiosos, artistas e personalidades junto à população que é a favor do desarmamento. Todos unidos por um objetivo concreto: os brasileiros estão marchando nas ruas para que Brasília ouça a voz do povo. O Congresso Nacional precisa votar e aprovar o Estatuto do Desarmamento para impedir a proliferação de armas no país. E a indústria de armas tenta impedir esta votação.
 
O autor da novela "Mulheres Apaixonadas", Manoel Carlos, apóia esta iniciativa e numa atitude inédita levará a caminhada "Brasil Sem Armas" para a ficção. Personagens da novela vão assistir pela TV o anúncio de convocação para que a população participe do evento e vão aderir à causa. Vários deles participarão da caminhada, que terminará na Praça do Lido com shows em dois trios elétricos, numa grande celebração pela vida. Durante a caminhada, os pais da Gabriela, morta no metrô por uma bala perdida, estarão recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado "Diga Não à Impunidade", que tem por objetivo recolher 1 milhão de assinaturas para respaldar o encaminhamento ao Congresso Nacional de emenda popular modificando a legislação penal em vigor.
 
Parentes e vítimas da violência armada abrirão a caminhada, que começará com a execução do Hino Nacional. Várias "alas" já estão sendo formadas, como a dos capoeiristas, jornalistas, motoristas de táxis, terceira idade, e caravanas estarão chegando de outras partes do país.
 
Aprovado no Senado, o projeto de lei 292, conhecido como Estatuto do desarmamento, perdeu o regime de urgência para a votação no Congresso Nacional. "Caso a opinião pública não continue pressionando os deputados a se posicionarem a favor do Estatuto, ele corre sério risco de não ser votado este ano", alerta Rubem César Fernandes, coordenador executivo do Viva Rio. Nosso país não está em guerra, mas só no ano passado 40.000 brasileiros foram mortos por arma de fogo.
 
O Estatuto do desarmamento prevê a anulação de todos os portes de armas em vigor no país no prazo de 90 dias e a realização de um referendo nacional em outubro de 2005 para que a população decida se o comércio de armas no país deve ser proibido. De acordo com pesquisa realizada em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2002), usuários de armas de fogo têm 56% mais chances de serem mortos em uma situação de roubo se comparados a vítimas sem armas. Segundo a ONU, o Brasil é o país em que mais se mata com arma de fogo.
 
O Viva Rio considera a aprovação do Estatuto uma avanço inquestionável em relação à lei vigente de controle de armas, que certamente vai permitir o início de uma política eficiente de controle do tráfico ilícito e da proliferação de armas no país.

 
Caminhada Brasil Sem Armas

Data: 14 de setembro
Local: Orla de Copacabana
Horário: Concentração a partir de 9:00h em frente ao posto 5  / Início da caminhada às 11:00h / Término em frente a Praça do Lido

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo