Vitória e Dunkerque discutem projetos conjuntos e avaliam avanços da parceria

Arquivado em:
Publicado Quinta, 15 de Março de 2012 às 05:24, por: CdB

Publicada em 15/03/2012, às 11h13

Por Loureta Samora

Vitória e Dunkerque discutem projetos conjuntos e avaliam avanços da parceria

Marcos Salles

A chefe do Departamento de Relações Internacionais da CUD, Rose-Anne Biseaux

Vitória recebe, nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), duas representantes da Comunidade Urbana de Dunkerque (CUD).

A presença da chefe do Departamento de Relações Internacionais da CUD, Rose-Anne Biseaux, e da assessora de Relações Internacionais, Pauline Dubois, na capital, tem por objetivo discutir o andamento de questões relativas à cooperação Vitória-CUD.

Nestes dois dias, Rose-Anne e Pauline terão reuniões com o prefeito João Coser, com o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, com os secretários municipais de Cultura e de Esportes, Alcione Pinheiro e Fábio Vasco, respectivamente.

Entre os assuntos em discussão estão os avanços no Projeto Exporta + Marítimo; uma análise de projetos para o ano de 2012, incluindo a participação conjunta na Conferência RIO + 20; projetos na área cultural; e as Olimpíadas de 2016.

Exporta +

O Exporta + Marítimo é um projeto em que micro e pequenas empresas terão a oportunidade de exportar seus produtos através do modal marítimo, com menos burocracia e menor gasto. O projeto, nascido da Cooperação Vitória-CUD, ao tomar grande proporção na esfera nacional, ampliou a parceria para o Governo do Espírito Santo e, posteriormente, os Estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Ceará.

Cooperação

Samira Gasparini

Apresentação de projetos do Ateliê Internacional de Urbanismo, ocorrido na capital em 2009

O município de Vitória e a Comunidade Urbana de Dunkerque desenvolvem, desde 2005, ações de cooperação descentralizada que se revelaram, particularmente, bem-sucedidas.

As atividades concentram-se, principalmente nas áreas de desenvolvimento urbano, mobilidade, cultura e desenvolvimento econômico e portuário.

O produto concreto dessa cooperação é o Portal Sul - estudos para facilitar o acesso pela parte sul da cidade - e o evento cultural Batuke Musike.

Além da realização do Ateliê Internacional de Urbanismo em Vitória, em 2009, o primeiro sediado nas Américas, e da exposição Os Triunfos do Carnaval.

Segundo informações da Presidência da República e do Itamaraty, as duas experiências são exemplos a serem seguidos por outras cidades, dentro do contexto da cooperação descentralizada e federativa franco-brasileira.

Com edição de Deyvison Longui

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo