Vírus Nimda ganha terceira versão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 15 de outubro de 2001 as 18:55, por: cdb

O vírus Nimda acaba de ter mais uma versão descoberta. A variante, batizado de Nimda.c, traz os mesmos nomes de arquivos utilizados pela versão original, porém os programas foram comprimidos, na tentativa de enganar suas possíveis vítimas.

Ele também provoca os mesmos transtornos causados pela primeira versão do Nimda. Segundo os principais fabricantes de antivírus, a variante foi identificada no dia 12 de outubro, sendo que no começo do mês, foi identificado o Nimda.b, que trazia como arquivos anexados ao e-mail – ao invés Readme.exe e Readme.eml (da versão original) – os arquivos Puta!!.scr e Puta!!.eml, além de utilizar tecnologia de compressão de arquivos.

O Nimda (anagrama que significa admin de trás para frente), apareceu pela primeira vez no dia 18 de setembro e pode se disseminar via e-mail, HTTP (via sites) ou utilizando drives compartilhados em redes. Ele infecta sistemas com Windows 98, 2000, Millennium Edition, XP ou NT, já que tira vantagem de dezenas de vulnerabilidades nestes sistemas, incluindo as relacionadas ao Internet Information Server, da Microsoft (caso o sistema não tenha sido atualizado com o patch disponibilizado no site da empresa).