Virada com muita música

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de dezembro de 2003 as 07:43, por: cdb

O Reveillon do Rio é conhecido no mundo inteiro pela enorme queima de fogos que, a cada ano, atrai cerca de 2 milhões de pessoas a praia de Copacabana. Esse ano a cidade oferece mais de 30 shows com música para todos os gostos, espalhados por toda a orla.
 
Em Copacabana, onde estará a maior concentração de pessoas, são três palcos. O montado em frente à Rua Anchieta, no Leme, foi batizado de Ari Barroso e terá show de Jorge Aragão com a escola de samba Grande Rio. No palco Nara Leão, em frente à Rua República do Peru, se apresentarão Lulu Santos e Beija-Flor. Já no Braguinha, em frente à Rua Constante Ramos, estarão Los Hermanos e Mangueira. A infra-estrutura da festa contará com 250 banheiros químicos higienizados, seis telões, dois em cada palco, transmitindo os shows em grande escala, 20 torres de som direcionadas para o calçadão, além das torres dos palcos.


Na praia do Flamengo o palco Cartola, em frente à Rua Dois de Dezembro, vai ter Alceu Valença e São Clemente. Já o palco Tom e Vinicius, em frente à Rua Paul Redfern, em Ipanema, vai ter apresentações de MPB4 e Quarteto em Cy, Rogê e Tradição
 
Depois de Copacabana o bairro que tem mais palcos é a Barra da Tijuca com dois. No Cássia Eller, em frente à Praça do Ó, tem Lobão com Salgueiro, e no Tim Maia, em frente ao Barril 8.000, vai ter Elza Soares, Dudu Nobre e Mocidade. Em Pedra de Guaratiba o palco Heitor dos Prazeres, na Praia da Brisa, terá apresentações de Wando e da Imperatriz. Já em Sepetiba, no palco Lamartine Babo, na Praia do Recôncavo, o show é de Zeca do Trombone, Altemar Dutra Jr. E Unidos de Santa Cruz.

 Na Ilha do Governador, no palco Luiz Gonzaga, na Praia da Bica, os shows são de Fundo de Quintal, Maurício Mattar e União da Ilha. Em Paquetá, no palco montado na praia da Moreninha e batizado de Aldir Blanc, o show será de Lecy Brandão e Paulinho Mocidade.


Quem escolheu passar a virada do ano fora da cidade também tem boas opções por todo o estado. Em Búzios, Região dos Lagos, por exemplo, são esperadas cem mil pessoas. Os turistas poderão assistir a espetáculos de queima de fogos em Geribá, na Rua das Pedras, situada no Centro, em Manguinhos e em Tucuns. Na Praia de João Fernandes também haverá fogos, programados por hotéis e pousadas.

Já em  Cabo Frio, onde são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas, será outro pólo de atração turística no réveillon.  Além da chegada de 2004, Cabo Frio comemora os 500 anos da vinda de Américo Vespúcio. Um manto de cor vermelha também fará parte do espetáculo. Será uma homenagem ao pau-brasil, encontrado na região. Ao todo, serão dez toneladas de fogos, em três balsas.

Em Angra dos Reis, na Praia do Anil, haverá show da banda Sedusamba. Em Rio das Ostras estão previstos shows do Kid Abelha, Jorge Vercilo e Rita Lee nos primeiros dias de janeiro, na Praça São Pedro, nos dias 1, 2 e 3 respectivamente.  No dia 31, na Praça São Pedro, a banda Sound Machine e DJ’s fazem uma festa no estilo anos 70, com distribuição de perucas coloridas, óculos e bastões de néon.  Na Praia de Costazul, o show fica por conta da Orquestra Sinfônica Brasileira, além da queima de fogos.

Em Campos, a virada será no Farol de São Thomé, onde haverá queima de fogos e shows. No dia 31, quem se apresenta é o Harmonia do Samba. Em Quissamã, a festa vai reunir mais de cem mil pessoas na Praia de João Francisco. As bandas Olodum e Cheiro de Amor são as atrações principais. Em Casimiro de Abreu, a festa vai acontecer no praião de Barra de São João, com bandas e mais de dez minutos de fogos.

Na Região Serrana, a festa fica por conta das pousadas e hotéis, que programaram ceias de Ano Novo, shows e queima de fogos. Em Teresópolis, haverá queima de fogos na Colina dos Mirantes, no Centro.