Vigílias marcam aniversário de 11/09

Arquivado em:
Publicado Quinta, 11 de Setembro de 2003 às 07:08, por: CdB

O aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington será marcado por vigílias e homenagens às vítimas. Nos EUA, os dois anos dos atentados que mataram mais de 3 mil pessoas serão lembrados com silêncio e orações.

Em Nova York, onde 2,7 mil pessoas morreram no ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, os parentes dos mortos organizaram uma vigília silenciosa no local. A cerimônia começa com a apresentação de uma orquestra infantil, seguida pela leitura da lista dos mortos, pontualmente às 9h45, horário em que o primeiro avião atingiu o WTC.

Em Washington, onde um terceiro avião atingiu o Pentágono matando mais de 200 pessoas, uma missa foi celebrada em homenagem às vítimas. O presidente George W. Bush e a primeira-dama, Laura, assistiram à cerimônia.

Pelo mundo

Os australianos lembraram os mortos no ataque com diversas homenagens. O grupo ambientalista Planet Ark plantou 3 mil árvores em um parque de Sydney, uma referência ao número de vítimas, e o Parlamento da Austrália observou um minuto de silêncio.

Na Malásia, país de maioria muçulmana que se aliou rapidamente a Washington na guerra ao terror, uma atitude diferente foi demonstrada por uma coluna de opinião do jornal New Straits Times. "Não soaram sinos pelas vítimas da inacreditável selvageria israelense", escreveu Shad S. Faruqi.

Em embaixadas norte-americanas em toda a Ásia velas foram acesas. Em Tóquio, budistas vestidos com mantos amarelos lideraram um grupo de 20 pessoas que rezaram pela paz na frente da embaixada dos EUA e protestaram contra a guerra no Iraque

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo