Vieira de Mello pode ser nomeado representante da ONU no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de maio de 2003 as 23:58, por: cdb

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, está para ser nomeado representante especial da ONU no Iraque, possivelmente ainda nesta quarta-feira, anunciaram diplomatas.

– Ele está indo hoje para Nova York e deve receber esse cargo – disse uma das fontes.

Assessores de Vieira de Mello confirmaram a viagem para Nova York, mas não fizeram comentários.

Antes de assumir a área de direitos humanos da ONU, Vieira de Mello chefiou a administração interina da organização em Timor Leste, no período de transição para a independência do mais novo país do mundo.

O anúncio sobre a possível nova missão de Vieira de Mello seria feito depois de o Conselho de Segurança da ONU aprovar um projeto de resolução, elaborado pelos Estados Unidos, que suspende as sanções ao Iraque, segundo as fontes.

Como parte do plano norte-americano para administrar o Iraque, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, nomeia um representante especial para trabalhar com Washington e Londres na reconstrução do país devastado.

A ênfase da missão desse representante da ONU seria nos direitos humanos e numa reforma judicial.

Diplomatas em Nova York disseram que Annan pretendia nomear Lakhdar Brahimi – um ex-ministro das Relações Exteriores da Argélia, atualmente chefiando as operações da ONU no Afeganistão – mas este teria recusado a oferta.

Vieira de Mello, que se tornou Alto Comissário para Direitos Humanos há oito meses, é visto há muito tempo como o candidato preferido dos Estados Unidos.