Vendas de PCs no mundo caem em 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 as 12:08, por: cdb
As vendas globais de PCs na temporada de fim de ano caíram pela primeira vez em mais de cinco anos
As vendas globais de PCs na temporada de fim de ano caíram pela primeira vez em mais de cinco anos

As vendas globais de PCs na temporada de fim de ano caíram pela primeira vez em mais de cinco anos, de acordo com a empresa de análise do mercado de tecnologia IDC. O novo sistema operacional Windows 8, da Microsoft, não estimulou os compradores e muitos acabaram optando por tablets e smartphones.

A queda destaca um ano terrível para os fabricantes de PCs como Hewlett-Packard, Lenovo e Dell, que presenciaram a primeira queda anual em mais de uma década sem sinais imediatos de alívio. “A impressão é que até que o Windows 8 esteja totalmente instalado e os preços comecem a cair, ficaremos neste estágio de dinâmica negativa no mercado de PCs”, disse Aaron Rakers, analista da Stifel, Nicolaus & Co.

No passado, um novo sistema operacional da Microsoft tendia a estimular um surto de vendas de PCs, mas os fabricantes atualmente simplesmente não estão conseguindo lançar máquinas atraentes o suficiente no mercado, disse o IDC.

Os fabricantes de computadores venderam 89,8 milhões de computadores no quarto trimestre do ano passado, 6,4%  a menos que o mesmo período de 2011.

Os números foram um pouco piores que o esperado e marcaram o pior resultado da indústria em mais de cinco anos, quando a economia global estremeceu e entrou na pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Em todo o ano de 2012, a indústria vendeu 352 milhões de PCs, 3,2%  a menos que em 2011. Segundo o IDC, esta foi a primeira queda anual desde 2001, quando o mercado sofreu recuo após os ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos. O IDC prevê um crescimento de 2,8%  nas vendas de PCs em 2013.