Vendas de HDs externos sobem no 4º trimestre e indústria recupera prejuízos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 8 de março de 2010 as 14:08, por: cdb

As vendas de equipamentos portáteis de armazenamento de dados, os chamados HDs externos, caíram menos de 1% no quarto trimestre, afirmou a IDC, empresa que acompanha a indústria, na quinta-feira, à medida em que o mercado se recupera das fortes perdas vistas anteriormente. A receita global com discos rígidos externos no período de outubro a dezembro totalizou 5,29 bilhões de dólares, afirmou o IDC. No mesmo período do ano anterior, a cifra foi de 5,33 bilhões de dólares. Para o ano, o mercado caiu 10,2%, com um faturamento de US$ 18,1 bilhões.

“Apesar de 2009 ter tido um começo difícil, ele terminou com um tom forte”, disse a analista da IDC Liz Conner em comunicado. A receita com discos rígidos externos para a líder do segmento EMC Corp foi praticamente estável para o quarto trimestre, e sua fatia de mercado ficou inalterada em 23,7%.

Para a segunda do setor, a IBM, a receita subiu 9%, e a empresa aumentou seu market-share para 16,8%. A receita da Hewlett-Packard caiu 7,3% e a empresa perdeu fatia de mercado, mas se mantém como terceira colocada. A receita com discos rígidos externos da número quatro NetApp Inc subiu 16,8% no trimestre, enquanto a Dell Inc, quinta colocada, viu sua receita ceder 13,5%.