Venda de carros e comerciais leves cresce 6% em 2012

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Publicado quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 as 12:52, por: cdb
A venda de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em 2012 cresceu 6 %
A venda de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em 2012 cresceu 6 %

A venda de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em 2012 cresceu 6 % sobre o ano anterior, para 3,634 milhões de unidades, batendo o sexto recorde anual consecutivo, informou uma fonte com acesso aos dados de emplacamentos nesta quinta-feira.

O volume superou ligeiramente até as vendas totais de veículos de 2011, que incluindo caminhões e ônibus somaram 3,633 milhões de unidades.

A quebra do recorde já era esperada pela indústria, mas o número ficou um pouco acima do esperado. O governo renovou por sucessivas vezes o desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados no ano passado, ajudando no crescimento das vendas, mas o tributo voltará a patamares normais gradualmente até o fim deste semestre.

A associação de distribuidores de veículos, Fenabrave, tinha expectativa que as vendas de carros e comerciais leves tivessem alta de 4 a 4,8 %  em 2012. A entidade divulgou dados oficiais de licenciamentos do ano passado.

As vendas de dezembro somaram 343.744 unidades, volume 15,7 % acima do vendido em novembro. Com o resultado, dezembro foi o quarto maior mês de vendas na história do setor, segundo a fonte. Na comparação com dezembro de 2011, as vendas de carros e comerciais leves do mês passado foram 4,4 % mais altas.

A Fiat encerrou 2012 com participação de 23,1 % no total vendido de automóveis e comerciais leves ante 22 % em 2011. Já a Volkswagen teve fatia de 21,1 % após 20,4 % em 2011, segundo a fonte.

Enquanto isso, a General Motors fechou o ano passado com fatia de 17,7 %  após 18,45 % em 2011. A Ford teve participação de 8,9 %  após 9,2 % no ano anterior e a Renault registrou segundo a fonte participação de 6,6 %  após 5,7 %  em 2011.