VARREDURA CONTRA A DENGUE CHEGARÁ AO BAIRRO DE CAMPO GRANDE NESTA QUINTA-FEIRA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 13:57, por: cdb

Saúde

VARREDURA CONTRA A DENGUE CHEGARÁ AO BAIRRO DE CAMPO GRANDE NESTA QUINTA-FEIRA
16:43 Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012

Ação contará com a participação de 210 agentes, além de gerentes e supervisores do Programa de Saúde Ambiental do Recife
 
 
Por Tádzio Estevam
 
A varredura contra o mosquito da dengue no Recife não para. Agora será a vez dos moradores de Campo Grande, Zona Norte do Município, receberem a visita dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), nesta quinta-feira (1º), durante o mutirão que pretende visitar os cerca de oito mil imóveis do bairro. A ação contará com a participação de 210 agentes, além de gerentes e supervisores do Programa de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde. O ponto de encontro acontecerá a partir das 9h, na praça central do bairro, localizada na Estrada de Belém.
 
A ação segue o cronograma iniciado desde o início do mês, quando os agentes realizaram o primeiro mutirão no bairro da Cohab, Zona Sul do Recife. Em seguida, a população beneficiada foi a de Nova Descoberta, Zona Noroeste do Município. Agora chegou a vez de Campo Grande que, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria, registrou 54 casos confirmados da doença nos dois primeiros meses do ano.
 
O mutirão compõe o conjunto de ações previstas no plano de enfrentamento traçado pela secretaria para a diminuição de casos suspeitos e confirmados da doença na Cidade. Por isso, os 135 agentes contratados no início de fevereiro foram convocados para trabalhar na área. Eles se juntarão aos profissionais do Distrito Sanitário II e deverão visitar aproximadamente oito mil imóveis. Durante todo o dia, eles abordarão residências e pontos comerciais da localidade, distribuíndo material informativo, aplicando larvicida biológico e descartando possíveis criadouros do mosquito.
 
Dicas – O Aedes aegypti deposita seus ovos em depósitos onde exista água parada e sem proteção, como baldes, tonéis, caixas d’água e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos depósitos de água para consumo, e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Caso a pessoa apresente sintomas como febre e vômito, encontre machas vermelhas pelo corpo ou sinta dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.
 
Quem quiser tirar dúvidas sobre os cuidados com a dengue, pode ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone – 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

– Moradores de Nova Descoberta receberão mutirão de combate a dengue nesta sexta-feira – Quarta-feira de Cinzas ainda garante testagem rápida para detecção de HIV no polo do Ibura – Saúde do folião recebeu atenção especial da PCR no Galo – Saúde monta esquema especial para o desfile do Galo da Madrugada – Representantes da Vigilância Sanitária ajustam detalhes da atuação nas barreiras sanitárias – Gustavo Couto inspeciona postos da Saúde no Carnaval Multicultural Recife 2012 – Carnaval é mote para ação de saúde na Bomba do Hemetério – Saúde chama a atenção sobre tipos de alimentos proibidos além das barreiras sanitárias – Secretaria de Saúde terá o reforço do Exército no combate a dengue – Vigilância Sanitária do Recife promove ações em diversas frentes na véspera do Carnaval – Igrejas evangélicas aderem mais uma vez ao combate à dengue no Recife – Técnicos do Recife discutem detalhes sobre a instalação de barreiras sanitárias com o Governo Federal – Funcionários do Centro de Vigilância Ambiental do Recife vão entrar no ritmo do frevo – Ação de saúde da mulher chega na comunidade do Pina – Samu Recife orienta foliões para cuidados antes e durante a maratona carnavalesca – Moradores da Várzea e comunidades vizinhas receberão feira preventiva de saúde nesta quinta-feira (16) – Secretário de Saúde do Recife busca parceria com denominações religiosas para combater a dengue – Combate à dengue no Recife deverá contar com apoio do Exército novamente – Usuários do CAPS AD René Ribeiro tomarão as ruas de Afogados com bloco de carnaval – Saúde do Recife alerta sobre a proibição do uso da espuma em spray no Carnaval