Vale desbanca Petrobras como empresa mais lucrativa da AL

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 14 de maio de 2007 as 17:06, por: cdb

O fraco desempenho da Petrobras no primeiro trimestre do ano fez a estatal perder o posto de mais lucrativa entre as empresas da América Latina para a Companhia Vale do Rio Doce, segundo levantamento da Economática.

A Petrobras vinha de 17 trimestres consecutivos como a mais lucrativa da região, informou o economista Einar Rivero, da Economática.

“Os resultados obtidos no primeiro trimestre de 2007 pela Petrobras são menores que os da Vale do Rio Doce, que pela primeira vez atinge o topo das empresas mais lucrativas entre as empresas de capital aberto da América Latina”, avaliou Rivero em relatório nesta segunda-feira.

Na sexta-feira, a Petrobras divulgou lucro de 4,1 bilhões de reais no primeiro trimestre, resultado abaixo do esperado e 38% menor do que há um ano, devido à queda do preço do petróleo no período, maiores custos, valorização do real e aporte de R$ 1 bilhão no fundo de pensão Petros.

A Vale informou no início do mês que obteve lucro de R$ 5 bilhões de janeiro a março, por maior produção e preço do minério de ferro em alta, resultado recorde e que lhe garantiu a liderança na América Latina, de acordo com a Economática.

Em terceiro lugar, segundo o levantamento, está a mexicana America Movil, seguida do Banco Itaú e do Bradesco .