Valadares ganha um novo espaço para guardar sua história

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 12:24, por: cdb

A Prefeitura inaugura amanhã (13), a partir das 16h30, o novo espaço destinado ao arquivo geral do município, no Distrito Industrial. Nos últimos dois anos, funcionários do arquivo organizaram e catalogaram todos os documentos administrativos seguindo métodos arquivísticos.

Segundo a gerente de arquivo e expediente, guarda e conservação, Débora Fabiane Marques, o setor é responsável por guardar, organizar e zelar por todos os documentos produzidos e recebidos pela Prefeitura. “Separamos todo o material por secretarias, assuntos e departamentos. Temos documentos da época em que o município era Figueira do Rio Doce. Toda a história administrativa está registrada em ofícios, requisições, processos administrativos, tributários e fiscais, e temos a função de preservá-los”, explicou.

Além da ampliação do espaço físico, foram adquiridos computadores e mobiliário adequados. A gerente informou ainda que foram realizadas visitas ao arquivo central de Belo Horizonte para se ter como base os métodos utilizados no armazenamento de documentos oficiais. O novo arquivo geral está localizado à rua Alça do Contorno, 96 – Distrito Industrial.