Vacinação de idosos contra gripe é prorrogada até junho no Amazonas

Arquivado em:
Publicado Terça, 08 de Maio de 2007 às 19:00, por: CdB

Os idosos que vivem em comunidades rurais, áreas indígenas e de difícil acesso no interior do Amazonas ganharam um prazo maior para se vacinar contra a gripe. Para garantir a imunização dos adultos acima de 60 anos em todo estado, a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) anunciou nesta terça-feira a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação de Idosos Contra a Gripe até o dia 4 de junho.

De acordo com a sub-gerente estadual do Programa Nacional de Imunização, Valderez Farias, a prorrogação é um procedimento normal, tendo em vista as dificuldades logísticas impostas pelas peculiaridades da região amazônica, que dificultam o acesso das equipes de imunização às comunidades mais afastadas das áreas urbanas. Ela ressalta que 68% dos municípios do Amazonas têm metade da população na área rural. Desses, 70% está em áreas indígenas.

- Entre 23 de abril e 5 de maio, conseguimos vacinar mais de 70% dos idosos que vivem no Amazonas. No entanto, existe uma população a ser imunizada na zona rural e nas áreas indígenas mais distantes dos centros urbanos. Aproximadamente 43 municípios do estado têm metade de sua população localizada em áreas rurais, sendo que 70% dessas pessoas vivem em terras indígenas. As equipes estão se deslocando e vão continuar seu trabalho até 4 de junho para garantir que esses idosos sejam vacinados contra a gripe -, disse.

Segundo dados do Programa Nacional de Imunização, dos 62 municípios amazonenses, 16 já atingiram a meta mínima de vacinação, que é imunizar 70% dos idosos. Em Manaus, foram vacinados cerca de 75,8 idosos, o equivalente a 93% da meta.

O Ministério da Saúde informa que a imunização é importante porque reduz o risco de contaminação pelo vírus influenza (causador da gripe) e as internações e mortes por complicações da doença. Mesmo quem já tenha tomado a vacina em anos anteriores deve se imunizar novamente. A composição da vacina contra gripe é atualizada todos os anos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).



 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo