Vacinação contra rubéola começa hoje no RJ

Arquivado em:
Publicado Segunda, 28 de Maio de 2007 às 14:37, por: CdB

Cerca de 4 milhões de doses de vacina contra a rubéola começaram a ser distribuídas nesta segunda-feira no Rio de Janeiro. A campanha, promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais do Rio, tem o objetivo de combater o surto da doença no estado e evitar que ela se dissemine para todo o país.

Desde o início do ano já foram confirmados aproximadamente 1,1 mil casos de rubéola no Rio, enquanto em todo o ano de 2006 foram confirmados 624 casos. Cerca de 60% dos casos foram notificados na capital. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, este é o maior número de registros da doença nos municípios fluminenses desde que a vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) começou a ser aplicada em larga escala, em 1996.

O superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Victor Berbara, explicou que o alvo específico da mobilização são homens e mulheres de 20 a 34 anos de idade. Segundo ele, a maior incidência da doença está nesta faixa etária, sendo 70% dos casos diagnosticados em homens.

- O número alto de casos nessa faixa etária acontece porque são acometidas pessoas que não foram vacinadas durante a infância, já que ela só começou a ser aplicada de forma rotineira há cerca de dez anos. Os que têm mais idade já pegaram a doença antes da entrada da vacina na rotina e ficaram imunizados. Dessa forma, sobra essa faixa etária -, explicou Berbara.

Ele também destacou o risco de se contrair a doença durante a gestação. A chamada Síndrome de Rubéola Congênita (SRC) pode ser passada para os bebês quando a gestante contrai a doença nas primeiras semanas de gravidez, podendo causar cegueira, catarata, surdez, alterações cardíacas e retardo mental. Por isso, segundo Berbara, é fundamental que os homens também sejam vacinados para evitar que transmitam a doença.

As doses contra a rubéola ficarão disponíveis até o próximo sábado, data marcada para o Dia D da campanha, em mais de dois mil postos de saúde de todos os municípios fluminenses. Entre os principais sintomas da rubéola estão manchas vermelhas na pele, febre e dores de cabeça e no corpo.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo