Vacina contra H1N1 começa a ser aplicada em profissionais de saúde e indígenas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 8 de março de 2010 as 09:07, por: cdb

A campanha de imunização contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – começa nesta segunda-feira em todo o país. Até o próximo dia 19, profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, além de indígenas, podem receber a vacina em qualquer posto de saúde.

Entre os profissionais de saúde incluídos nesta primeira etapa estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância e outros que atuam em unidades de assistência aos pacientes. Funcionários de laboratório e profissionais de investigação epidemiológica também vão receber a dose na primeira fase.

A vacinação de indígenas inclui toda a população que vive em aldeias e será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Os profissionais de saúde e indígenas serão vacinados do dia 8 de março a 19 de março. Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos do dia 22 de março ao dia 2 de abril. Já jovens de 20 a 29 anos do dia 5 de abril ao dia 23 de abril. Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas  do dia 24 de abril ao dia 7 de maio e pessoas de 30 a 39 anos, do dia 10 de maio ao dia 21 de maio.