Vaca louca ressuscita e derruba ações do McDonald’s e Wall Street

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 20 de maio de 2003 as 16:26, por: cdb

Depois de ficar a maior parte do dia com seus índices positivos, o mercado norte-americano inverteu a tendência e passou a cair com a confirmação de um caso da vaca louca no Canadá.

Empresas que devem ter faturamento menor com a notícia, como o McDonald’s, puxaram as quedas em Wall Street. O Dow Jones está em queda de 0,74%, a Bolsa eletrônica Nasdaq cai 0,68% e o S&P confirma a tendência e opera em -0,76%.

As ações que caíram mais drasticamente foram as do McDonald’s, que desvalorizaram 6,66%, logo depois da confirmação do caso.

A doença, que surgiu na Inglaterra há alguns anos mas já havia sido controlada, é contagiosa e pode contaminar seres humanos.

Até agora nenhuma pessoa teria sido infectada. Os Estados Unidos, no entanto, já fecharam a fronteira para a importação de carne e gado do Canadá.

Até a confirmação do caso de vaca louca, o mercado norte-americano estava em alta, com valorização da varejista Home Depot, que anunciou bons rendimentos no primeiro trimestre, e das ações de alta tecnologia, principalmente com a empresa de eletrônicos Hewlett-Packard, que se recupera de um dia de baixa na última segunda-feira (19).