Usuários do Pró-Idoso participam de lançamento de campanha de segurança para o trânsito

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 15:38, por: cdb

JUIZ DE FORA – 18/4/2012 – 18:30

Usuários do Pró-Idoso participam de lançamento de campanha de segurança para o trânsito

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) lançou, na tarde desta quarta-feira, 18, no Centro de Convivência do Idoso, um programa continuado de segurança e educação para o trânsito direcionado ao público da terceira idade. A iniciativa, elaborada pela Supervisão de Educação para o Trânsito da Settra, consiste na definição mensal de um tema para ser trabalhado – através de palestras, debates e campanhas publicitárias – com os idosos do município.

Neste primeiro encontro, a supervisora Renata Vianna e o agente de Trânsito Otávio Sobreira de Paula apresentaram o programa, discutiram propostas de temas a serem trabalhados na iniciativa e ofereceram algumas noções básicas de segurança no trânsito aos presentes. Também nessa reunião, os profissionais da Settra informaram ao grupo que o nome do programa será definido por eles através de votação, proposta que busca criar uma interação a mais com o público-alvo da iniciativa. Para isso, um painel foi deixado no espaço, permitindo que os idosos exponham suas ideias de nomes e de temas a serem discutidos.

“Esta parceria com a Settra vai ser fundamental para o público do Centro de Referência do Idoso. Observamos nesta primeira reunião um grande interesse dos usuários em participar das discussões, levando aos técnicos os exemplos práticos que eles vivenciam. Em contrapartida, os profissionais da Settra já começaram a mostrar para os idosos que eles, como pedestres, também têm suas responsabilidades no trânsito”, avaliou a coordenadora da unidade, Rosângela Bonoto.

De acordo com a assessora da Settra, Ana Beatriz Santos Chaves, os encontros acontecerão sempre nas terceiras quartas-feiras do mês, em diferentes entidades do município que trabalhem com a terceira idade. Nestes encontros, um tema de interesse deste público e relacionado ao trânsito, como segurança nas travessias e atendimento especial nos ônibus, por exemplo, será discutido com especialistas e/ou trabalhado de forma lúdica. Em seguida, a partir das discussões levantadas nos encontros, materiais publicitários para serem panfletados ou colados em coletivos, por exemplo, poderão ser produzidos para reforçar a campanha.

“Após este lançamento, vamos também apresentar o programa a outros grupos que trabalham com público da terceira idade, como o Polo de Envelhecimento da UFJF e o Sesc. A proposta da Settra ao lançar esta iniciativa é educar e dar mais segurança a este público nas ruas”, conclui Renata Vianna, uma das responsáveis pelo projeto.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 / 7599.
SECRETARIA DE TRANSPORTE