UPAs e hospitais funcionam normalmente nos feriados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 20 de abril de 2015 as 13:41, por: cdb
 As UPAs só atendem casos de urgência e emergência de baixa complexidade
As UPAs só atendem casos de urgência e emergência de baixa complexidade

Os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) terão funcionamento normal durante os feriados de Tiradentes  e São Jorge. A escala de plantão dos médicos de cada unidade pode ser verificada no site do órgão (www.saude.rj.gov.br). As UPAs só atendem casos de urgência e emergência de baixa complexidade, por isso os médicos que atuam nas unidades são clínicos gerais e pediatras, não havendo profissionais de outras especialidades.

Medicamentos e exames, A Rio Farmes, central de medicamentos especializados da SES, fechará somente na terça-feira, feriado de Tiradentes) e na próxima quinta-feira, feriado de São Jorge), funcionando normalmente nesta segunda, quarta e sexta-feira em horário normal. A Secretaria de Saúde lembra que, como a entrega de todos os medicamentos é previamente agendada com os pacientes, a Rio Farmes preparou um esquema especial de agendamentos para que nenhuma pessoa fique sem o remédio que recebe na unidade.

O Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado, o Rio Imagem,  funciona normalmente nesta segunda, quarta e sexta-feira até as 19h para exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, radiografia, ecocardiogramas e ultrassonografias. Nos dois feriados, a unidade funcionará em horário reduzido, atendendo os exames pré-agendados para essas datas.

Unidades móveis – Os serviços móveis de tomografia e ressonância atenderão até as 15h nos dias 21 e 23 de abril. O mamógrafo não fará exames nessas duas datas. No momento, uma unidade do tomógrafo móvel está em Queimados (onde fica até o dia 25 deste mês), enquanto outra unidade está em São Francisco do Itabapoana (até 29). Bom Jesus de Itapoana recebe a Unidade Móvel de Ressonância Magnética, até 14 de maio. O mamógrafo móvel está em Xerém, onde permanece até 22.