Universitária russa ganha título de Miss Universo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 1 de junho de 2002 as 18:55, por: cdb

A russa Oksana Fiodorova foi eleita Miss Universo 2002, nesta quarta-feira, em cerimônia realizada em San Juan, Porto Rico, que reuniu 75 representantes de países e territórios. Ao responder à pergunta final sobre o que a fazia ruborizar, Fedorova, foi clara e sucinta.

“Quando digo algo incorreto”, respondeu a russa, de 24 anos e que se tornou a preferida do público assim que o nome das 10 semifinalistas foi anunciado.

Fedorova recebeu a faixa e a coroa, essa totalmente remodelada, das mãos da porto-riquenha Denise Quiñones, a Miss Universo 2001.

A nova coroa, confeccionada pela empresa japonesa Mikimoto, com valor estimado de 250 mil dólares, é composta por uma tiara em ouro branco, que recebeu 800 diamantes de 18 quilates e 120 pérolas de diversos tamanhos.

A primeira finalista foi a Miss Panamá, Justine Pasek, de 22 anos, e a segunda foi a chinesa Ling Zhuo, de 19 anos.

A terceira finalista foi a Miss África do Sul, Vanessa Carreira, de 22 anos, e a quinta foi a venezuelana Cynthia Lander Zamora, de 19 anos.

As outras cinco semifinalistas escolhidas pelo júri foram: Miss Albânia, Anisa Kospiri, Miss Índia, Neha Dhupia, Miss Alemanha, Natascha Borger, Miss Chipre, Demetra Eleftheriou, e Miss Canadá, Neelam Verma.

A representante das Ilhas Virgens Americanas, que não se classificou entre as 10 semifinalistas, foi eleita Miss Simpatia pelas outras participantes e recebeu 3.200 dólares e um troféu.

Já a Miss Porto Rico, Isis Marie Casalduc, foi escolhida a mais fotogênica do concurso através de uma votação realizada através do site da rede de televisão CBS, que transmitiu o concurso para cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

Na semana passada, a representante da Colômbia, Vanessa Mendoza, de 20 anos, recebeu o prêmio de melhor traje típico.

A Miss Brasil, Joseane de Oliveira, do Rio Grande do Sul, não conseguiu se classificar entre as 10 semifinalistas, assim como a representante de Portugal, Iva Lamarao.