Universidade Nacional da Colômbia realiza fórum “Economia Verde e extrativismo: Conflitos e Experiências”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 14:09, por: cdb

Nesta quinta-feira (19), às 16h, naUniversidade Nacional da Colômbia, Auditório Virginia Gutiérrez de Pineda, emBogotá, será realizado o fórum EconomiaVerde e extrativismo: Conflitos e Experiências na Colômbia. Entre os temasda agenda do evento estão incluídos: Minérioe alta montanha, Experiência do Quimbo – Movimento Rios Vivos, Neoextrativismo:Uma alternativa para América Latina?, entre outros.

 

Em junho de 2012 se realizará aCúpula Rio+20 no Rio de Janeiro, Brasil, evento no qual serão tomadas decisõesque irão influenciar na governabilidade dos países participantes durante ospróximos 20 anos. Será discutido sobre a “Economia Verde” como meio paraalcançar o desenvolvimento sustentável, mas, tem sido possível durante esses anos o desenvolvimento sustentável?,e, de fato, o que é Economia Verde?

A Colômbia, como o resto docontinente e do mundo, já conhece as consequências deste modelo extrativista,mas atualmente a intensificação dos projetos mineiro-energéticos torna mais críticaa realidade que se vive nos territórios. É o caso dos lugares onde se queremimpor hidroelétricas como Hidrosogamoso, o Quimbo e Hidroituango, ou onde sequerem realizar minérios em grande escala com os projetos La Colosa, aampliação do Cerrejón, a exploração petroleira na bacia de Chicamocha ou ainvestida das empresas de minério sobre pântanos como Santurbán.