UNIVERSIDADE FEDERAL – Equipe da UFJF conhece empreendimentos de economia solidária em Valadares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 12:07, por: cdb

Conhecer as iniciativas de economia solidária da região de Governador Valadares. Esse foi o principal objetivo das equipes das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assuntos Acadêmicos (Proacad) na última terça-feira, 17. A visita teve como objetivo verificar as necessidades de algumas cooperativas locais que poderão receber, no futuro, incentivo, planejamento e acompanhamento da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) e das duas pró-reitorias.

No município, foram visitadas entidades de variadas áreas. No setor de corte e costura, a equipe da UFJF acompanhou o trabalho e as necessidades dos grupos “Arte em Costura – São Raimundo”, em funcionamento há seis meses, e “Sol Nascente”, criado a partir do grande número de costureiras residentes no bairro Santa Rita.

Também foram conhecidas as instalações de um terreno na zona rural do município, onde será instalado um hotel-escola, no qual serão oferecidos cursos de capacitação e gestão para produtores de leite e de frango caipira. Na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), os profissionais da UFJF estiveram no galpão de reciclagem e souberam as principais necessidades dos cooperados.

Na cidade, ainda foram visitadas outras iniciativas como a do “Rio Limpo – Programa Trabalho e Cidadania”, na qual os profissionais transformam óleo de cozinha em sabão ecologicamente correto, e a da “Associação de Saúde Alternativa”, que desenvolve e comercializa medicamentos fitoterápicos.

Para o coordenador geral do Centro de Informação e Assessoria Técnica (Ciaat), Antônio Carlos Linhares, a chegada da Universidade ao município permitirá um aperfeiçoamento dos empreendimentos de economia solidária. “Temos dificuldades em encontrar parceiros. Esperamos contar com o apoio da incubadora da UFJF para nos oferecer uma assistência multiprofissional e nos auxiliar na busca de recursos junto aos órgãos de fomento.”

 

Outras ações

Também foi realizada uma reunião com integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce). Na ocasião, o órgão apresentou os projetos desenvolvidos na região. A equipe da UFJF mostrou sua atuação junto ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e propôs uma parceria para desenvolver projetos semelhantes junto à região do Rio Doce.

À noite, foi promovida uma nova rodada de apresentação da Universidade a aproximadamente 250 estudantes de ensino médio, pais e professores, com a participação do Colégio Clóvis Salgado e da Escola Estadual Theolinda Souza Carmo.

A intensificação do contato entre profissionais da UFJF e a cidade demonstram a transformação do projeto de uma universidade pública em realidade. Em agosto, já começam as aulas no campus avançado em Governador Valadares. As inscrições para o Vestibular estão abertas no site www.vestibular.ufjf.br. São oferecidas 375 vagas em nove cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.  Nesta quarta, também se iniciou o período de inscrição no concurso que irá selecionar 31 professores para os cursos. O edital está disponível no site www.ufjf.br/concurso.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação da UFJF