UniRio e Consulado da Itália formam alunos em noite de alta gastronomia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 23 de agosto de 2001 as 14:16, por: cdb

Os salões do Forte Copacabana, acostumados a receber eventos memoráveis, nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 20h30, será palco do 1º Banquete-Exibição da sua história. Os formandos do curso de Alta Gastronomia Italiana, ministrado pela UniRio e o Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), proporcionarão momentos de rara beleza visual e satisfação aos paladares mais exigentes. Os novos 72 maestri di cucina, todos paramentados com uniformes brancos de gala produzirão um verdadeiro balé em torno da culinária mediterrânea ao som do tilintar de centenas de talheres e copos de cristais.

Graças a um convênio firmado entre a Universidade do Rio de Janeiro – UniRio e o ICIF, os estudantes obtiveram gratuitamente a grande oportunidade de qualificação e apredizado da arte e segredos da real cozinha italiana. Os diplomas serão entregues durante a cerimônia pelo Reitor Pietro Novellino, da UniRio, Bruno Libralon, do ICIF, Leonardo Bencini, Consul Geral da Itália no Rio de Janeiro e por personalidades do fascinante mundo gastronômico e da sociedade carioca.

Sob a supervisão dos experientes cheffi Mario Sobbia e Ugo Massaglia, a entrada é o Carpaccio di Rombo All’olio Extra Vergine D’oliva, Insalata di Gamberoni e Arance, Torta Rustica di Spinaci e Ricotta, Bianco di Pollo e Grana Padano, Vitello Tonnato e Peperoni in Bagna Caoda.

O prato principal será Trofie al Pesto ou Risotto Carnaroli com Ragu Alla Piemontese e as sobremesas Bunet Langarolo, Torta di Noci Alla Sorrentina, Semifreddo Allo Zabaglione e Frutta Fresca. Para beber, além da internacional caipirinha, terá Succhi di Frutta, Acqua Minerale, e os vinhos Brut Metodo Classico, Galestro IGT 1999, Morellino di Scansano Doc 1999, Barbera D’Alba Sovrana Doc 1997 e Asti Spumante Docg.