Uniformes: Educação dá continuidade à analise dos produtos

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Março de 2012 às 10:47, por: CdB

Dando continuidade ao que foi estabelecido pela Administração Municipal no início do processo licitatório para aquisição de kits de uniformes escolares para o ano letivo 2012, no fim de 2011, a Secretaria de Educação realizou, nesta tarde (9), mais uma etapa de acompanhamento do recebimento dos produtos.

Integrantes do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do Observatório Social acompanharam a equipe da Semed na coleta do material que será analisado em laboratório credenciado pelo Inmetro, com objetivo de conferir se as especificações do edital de licitação estão sendo cumpridas. O vereador João da Tropical (PTB) também acompanhou o processo.  “Desde o início da licitação definimos pela participação desses órgãos fiscalizadores para acompanhar todo o processo até a entrega aos estudantes”, explicou o secretário de Educação, Valdecir Nath.

No local onde foram depositados os primeiros 15.690 kits de uniformes escolares ontem (8), o grupo coletou hoje três amostras de kits, aleatoriamente. Cada setor escolheu um. A caixa com os kits para análise laboratorial foi lacrada e será encaminhada para o laboratório na próxima semana. Enquanto o laudo não for concluído, os uniformes permanecerão estocados. Só depois de tudo conferido é que eles seguirão para as escolas e haverá a liberação do pagamento à empresa fornecedora.

Aprovados
Depois dessa etapa o grupo seguiu para a Secretaria de Educação, na qual os integrantes do Conselho do Fundeb e do Observatório Social puderam analisar as peças do kit. “Nesta conferência visual constatamos que os produtos estão em conformidade com as amostras da licitação. Agora vamos aguardar os laudos laboratoriais para emitir uma conclusão. Apoiamos essa iniciativa, pois ela demonstra transparência”, destacou um dos coordenadores do Observatório Social, Alexandre da Fonseca Galo. Também do Observatório participou do processo a coordenadora Maura Berti.

O presidente do Conselho do Fundeb, Vanderlei Augusto da Silva, também enalteceu a transparência do ato. “O Conselho acompanhou todo o processo desde o início. Essa abertura da administração demonstra transparência e quem ganha é a sociedade. Até agora está satisfatória a qualidade dos produtos”, avaliou, lembrando que o Conselho está finalizando as sugestões para o texto do anteprojeto de lei que visa tornar o uniforme na rede municipal de ensino um programa permanente na educação. “Na próxima semana vamos encaminhar o texto para a Secretaria de Educação. Se aprovada, a lei vai regulamentar todo o processo de licitação e distribuição dos uniformes, independente do gestor, além de criar um comitê permanente de acompanhamento e execução do programa”.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo