Unidades de Pronto Atendimento reforçam a assistência pública de saúde na Capital

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Abril de 2012 às 05:56, por: CdB
Saúde -Quinta-Feira 19 de Abril de 2012

Unidades de Pronto Atendimento reforçam a assistência pública de saúde na Capital

Foto:Denílson Secreta  

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foram criadas para suprir uma necessidade básica no atendimento à saúde da população: os serviços de urgência e emergência médica. Em funcionamento desde 2007, com a UPA do bairro Coronel Antonino, atualmente Campo Grande dispõe de três unidades de pronto atendimento (Vila Almeida, Universitário e Coronel Antonino). Uma outra unidade está sendo construída nas Moreninhas.

De acordo com a supervisora de Enfermagem da Coordenadoria Municipal de Urgências e Emergências, Daniely Souza, muitas vezes os pacientes procuram os serviços da UPA quando poderiam ser atendidos nas unidades básicas de saúde (UBS). “Prestamos na UPA o atendimento imediato de urgência e emergência, temos os recursos humanos e os equipamentos para esta assistência primária em situações, por exemplo, de parada cardiorrespiratória ou de ferimentos à bala ou faca”, esclarece Daniely.

As unidades de pronto atendimento possuem médicos plantonistas 24 horas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, odontólogos, equipamentos de ultrassonografia e raios-X. Nos casos mais graves, os pacientes que receberam o primeiro atendimento são encaminhados a uma instituição hospitalar da Capital.

Já nas UBS, são realizados os agendamentos e as consultas médicas, o acompanhamento de doenças crônicas, diversos exames de rotina, entre outros serviços de saúde. Também estão disponibilizadas nas unidades básicas as especialidades médicas, tendo em vista que nas UPA o atendimento é feito apenas por clínicos gerais e pediatras, e os exames disponíveis são aqueles de urgência, que demandam uma resolução rápida.

O gerenciamento das Unidades de Pronto Atendimento está a cargo da Coordenadoria Municipal de Urgências e Emergências, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O telefone da Coordenadoria é 3314-3385.
 

Fonte/Autor: Júlia Torrecilha Mtb/MS 197


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo