Unidade de saúde referência para os Jogos ganha nova emergência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 20 de julho de 2016 as 14:22, por: cdb

O hospital conta com novo espaço de acolhimento da família, com acesso climatizado e humanizado

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro:

 

A prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira a nova emergência do Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Totalmente reformada e ampliada, a unidade passou a se chamar Coordenação de Emergência Regional de Campo Grande. A partir de agora, o setor conta com alas exclusivas para atendimento de adultos (masculino e feminino) e crianças.

Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio
Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio

A maternidade também ganhou uma entrada exclusiva. O hospital conta com novo espaço de acolhimento da família, com acesso climatizado e humanizado. A unidade é considerada uma das referências para atendimento durante os Jogos Rio 2016.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, lembrou que a situação estrutural da unidade era “muito ruim” e, por isso, a prefeitura teve de tomar conta da área de saúde da Zona Oeste. Paes comentou também sobre uma visita do Ministério Público estadual em junho, quando foram encontrados 63 corpos abandonados no necrotério da unidade de saúde.

– O cenário daqui era muito ruim. Não dá para discordar das denúncias que o MP fez. Estava tudo muito ruim, fisicamente falando. Fizemos reformas em basicamente todas as áreas do hospital. Pelo relato do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, os corpos já estavam aqui por muito tempo. Para a retirada, há toda uma burocracia natural nesses casos – disse.

Para Daniel Soranz, a verba investida na reforma não foi direcionada ainda para melhorias no necrotério. “Nossa prioridade foi o atendimento pessoal, isto é, dos pacientes. A partir de agora voltaremos nossa atenção para essa e outras questões.”

Desde a municipalização, em janeiro deste ano, já foram investidos R$ 17,4 milhões em melhorias de estrutura e novos equipamentos no Rocha Faria, com reforma e climatização das enfermarias e da emergência, além da aquisição de novos equipamentos e mobiliário. Cerca de 11 mil pacientes devem ser beneficiados com a melhoria na unidade.

Bancos no Rio

As agências bancárias da cidade do Rio de Janeiro ficarão fechadas três dias durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não terão expediente nos feriados especiais dos dias 5, 18 e 22 de agosto, decretados pela prefeitura carioca.

No dia 5 de agosto, sexta-feira, haverá a cerimônia de abertura da Olimpíada. No dia 18, quinta-feira, o motivo do feriado é a prova de triatlo, que provocará a interdição de várias ruas em Copacabana. Já em 22 de agosto (segunda-feira), dia posterior ao encerramento dos Jogos, espera-se que haja um grande fluxo de pessoas deixando a cidade.

Além disso, desde a última segunda-feira, agências localizadas dentro dos perímetros especiais de trânsito da prefeitura nas zonas sul, norte, oeste e centro estão funcionando das 12h às 16h. O horário especial estará em vigor até o dia 18 de setembro, ou seja, depois dos Jogos Paralímpicos.