Unidade de Saúde do Vila Serrana realizou feira de saúde da mulher

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 08:08, por: cdb

Para fechar o mês dedicado às mulheres, as duas equipes de saúde que atendem na Unidade de Saúde da Família do Vila Serrana realizaram no sábado, 31 de março, uma Feira da Saúde da Mulher. O objetivo do evento foi alertar as usuárias sobre a importância do preventivo ginecológico para diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e do exame das mamas para prevenção do câncer de mamas.

Durante a feira, foram realizados cem exames preventivos ginecológicos, com uma equipe de quatro enfermeiras e uma médica. Antes do exame, as usuárias assistiram a uma palestra com a enfermeira Elane Patrícia F. Costa, que explicou a importância do exame das mamas e do preventivo do câncer do colo de útero uma vez por ano, para as mulheres que possuem vida sexual ativa. “Nós aproveitamos o mês da mulher para intensificar as ações de prevenção de uma das maiores causa de morte da mulher que é câncer de colo de útero”.

A moradora do Vila Serrana IV, Erlane Noves, 24, mãe de três filhos, explicou a importância do exame. “Estou aqui para fazer o preventivo, porque sei que previne várias doenças, principalmente o câncer do útero”.

A agente comunitária de saúde, Neildes Alves da Silva, afirmou que o exame preventivo é oferecido toda semana às mulheres da área de abrangência. “Este é um exame de rotina, hoje estamos apenas intensificando, pois a nossa demanda aumentou muito. O preventivo é realizado aqui na unidade tanto pela enfermeira quanto pela médica”.

Além da palestra sobre câncer de colo de útero e mamas, as usuárias também assistiram a palestras sobre machismo, com a psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família/Nasf, Gilene Alves, e uma palestra sobre saúde bucal, com o cirurgião-dentista, Maurício Borba, que na oportunidade distribuiu escovas de dente. “É sempre importante lembrar para população que a Prefeitura de Conquista foi a primeira do Brasil a contratar o cirurgião-dentista para equipe de saúde da família, por entender que a saúde do corpo depende da saúde da boca”, explicou Maurício.

A Unidade de Saúde da Família do Vila Serrana atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os moradores dos bairros Cidade Maravilhosa e Vila Serrana I, II, III e IV. Os usuários contam com duas equipes, cada uma formada por médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.