União anuncia reajuste de servidores semana que vem

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de abril de 2003 as 17:37, por: cdb

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que o governo deverá anunciar no início da semana que vem o valor do reajuste dos vencimentos dos servidores públicos. “Estamos no finalmente da definição do porcentual”, afirmou Mantega ao chegar ao Ministério da Fazenda para uma reunião com o ministro Antonio Palocci.

Mantega evitou precisar se o reajuste será linear ou não, mas antecipou que defende a concessão de um reajuste maior para as categorias de servidores que tiveram aumento menor. Segundo o ministro, o governo está trabalhando para viabilizar o reajuste maior.

O ministro afirmou que os custos adicionais do aumento de R$ 40 concedido ao salário mínimo (a previsão era de um aumento de R $34) serão cobertos pelo governo com recursos provenientes do excesso de arrecadação que vem sendo registrado nos meses recentes. Mantega disse que entre janeiro e fevereiro houve um excesso de arrecadação de R$ 360 milhões. “Vamos arrumar as fontes para viabilizar (o aumento).”

Para o ministro, “há o que comemorar” nesses primeiros 100 dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Basta ver a pesquisa CNI-Ibope que saiu na última quarta-feira (2)”, afirmou. De acordo com Mantega, o levantamento mostra que a população “mantém a confiança e está satisfeita.”

A pesquisa registrou um índice de 80% de confiança no governo. Mantega atribuiu esse resultado às mudanças promovidas até o momento. Ele mencionou avanços nas reformas, alterações na forma de atuação do governo e “refocalização” dos programas. “Estamos bastante satisfeitos”, disse.